Com o objetivo de reunir a equipe pedagógica e alinhar as estratégias e objetivos da Rede Sesi de Ensino em Mato Grosso do Sul, começou nesta terça-feira (23/01) e prossegue até quinta-feira (25/01), na Escola do Sesi de Três Lagoas, o Seminário de Educação realizado em parceria com a instituição “Somos Educação”. De acordo com a gerente de educação do Sesi, Simone Cruz, o evento é uma oportunidade de interação entre os professores.

“Esse momento, além do planejamento estratégico, é uma bela oportunidade de formação continuada dos professores. Claro que não poderíamos fazer esse evento sozinho. Então este evento é feito em parceria com a Somos Educação que é a nossa parceira nacional com um sistema estruturado de ensino que envolve plataforma, portal do aluno, materiais interativos e material didático”, afirmou Simone Cruz.

Ela reforça a necessidade de inserir tecnologia, empreendedorismo e inovação na formação dos alunos. “E não só a inovação tecnológica, mas inovação da performance pedagógica. A questão da robótica é algo muito forte dentro das escolas do Sesi. Então esse seminário é uma oportunidade para os professores se apropriarem das ferramentas tecnológicas para criarem um novo conceito, uma nova prática pedagógica. Estamos muito satisfeitos de poder começar o ano com um evento dessa envergadura”, completou.

Para os três dias de seminário, estão programadas uma série de atividades, palestras e oficinas, que abordarão inovação em educação como uma necessidade para o futuro dos jovens. Entre os palestrantes, o gerente- executivo de educação do Sesi Nacional, Sérgio Gotti, classificou o Seminário de Educação como o mais importante evento do ano.

“É nele que damos o tom para que os professores se alinhem numa proposta maior, para que a gente tenha unicidade e trabalhe em rede. Ações como essa servem para passarmos um pouco das nossas experiências também em nível nacional, falar sobre o que acontece nos outros departamentos regionais”, disse Sérgio Gotti.

Para o gerente o Sesi de Três Lagoas, Fernando Rodrigues, é uma honra sediar o Seminário de Educação. “É muito interessante ver nossos 180 professores, que são nossa linha de frente em contato com o nosso cliente todos os dias, reunidos aqui, conhecendo nossas instalações. É muito importante esse evento no sentido de capacitar os professores do Estado, para iniciarmos o ano com o mesmo alinhamento e o mesmo conhecimento e cumprir nossos objetivos até o final do ano”, declarou.

Assessora pedagógica da Somos, Denise Giovanni Lamberti reforçou o compromisso da instituição com a educação. “A Somos, além de fornecer material didático, se preocupa com outras ações, que vão da formação do professor, avaliações externas. Então esse é um momento ímpar para os professores do Sesi participarem de uma capacitação que trata de diversos temas que envolvem os desafios da educação hoje, o uso de novas tecnologias”, salientou.

Repercussão

Na avaliação da diretora da Escola do Sesi de Naviraí, Paula Nudimila de Oliveira Silva, a instituição é referência em educação no Estado. “Esse investimento é fruto do trabalho da gestão de educação do Sesi. Todos os frutos que estamos colhendo com os nossos alunos são graças a investimentos tanto no potencial produtivo como no potencial humano dos trabalhadores. O Sesi tem crescido muito e busca o crescimento de seus colaboradores”, ressaltou.

Já a diretora da Escola do Sesi de Maracaju, Jaqueline Santana de Faria Santos, destacou toda a estrutura preparada para receber os 180 professores da Rede de Ensino. “É um momento de aprendizado, de conhecimento, dos próprios professores interagirem, trocarem experiências e motivar os nossos colaboradores. O Sesi é uma instituição que investe maciçamente na capacitação continuada dos seus professores e o resultado desse investimento é a formação de qualidade dos nossos alunos”, comentou.

Em seu primeiro ano como professora da Escola do Sesi de Campo Grande, Elizabeth Cantoni Ferreira se encantou com a realização de um seminário para preparar os professores para o ano que começa. “Acredito que todas as escolas deveriam fazer isso também. Acho muito bacana essa iniciativa de motivas os professores, que além de direcionar a equipe para um objetivo comum, proporciona aprendizado, troca de experiências, crescimento profissional e pessoal. Estou muito feliz por integrar essa equipe e estou muito animada”, declarou.

Professor há pouco tempo na Escola do Sesi de Aparecida do Taboado, Washington Luiz de Oliveira Carvalho ressaltou a importância da capacitação dos professores para desenvolverem um bom trabalho em sala de aula. “O Sesi tem na sua grade de ensino disciplinas imprescindíveis para formar os alunos para o futuro, para o mercado de trabalho estou. Então muito feliz por participar desse Seminário de Educação e poder trocar experiências com outros colegas e ter essa oportunidade de adquirir mais conhecimento”, disse.

Para o professor da Escola do Sesi de Dourados, Wesley Sarati Coelho, o encontro é o pontapé inicial para as atividades de 2018. “Esperamos que 2018 seja um ano repleto de conquistas, com um bom trabalho em sala de aula. Com as tecnologias e a inovação que o Sesi oferece e esse investimento na capacitação continuada, conseguimos fazer a diferença para os nossos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho”, afirmou.