Samu de Dourados tem no plantel pelo menos 85 profissionais e nenhuma contratação está em andamento – Foto: A. Frota

Uma notícia falsa de emprego com “contratação imediata e sem experiência comprovada” deixou os telefones do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) congestionados nesta sexta-feira (19) e a direção do órgão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público para esclarecer que se trata de um ‘fake news’.

O diretor do Samu, Jony Alisson Bispo Santana, destaca que, além de um plantel com 85 pessoas que atende a demanda com tranquilidade, a contratação de novas pessoas para o órgão atende os critérios de concurso público e é feita pela Prefeitura de Dourados. “Não existe nenhum processo de contratação. E se houvesse, não seria da forma como o texto menciona, sem experiência e com contratação imediata. Isto fere os procedimentos legais”, explicou.

O texto do fake diz: “VAGAS COM INICIO IMEDIATO NO SAMU – Não é necessário ter experiência. Salário inicial até 3438,21 Participe do processo seletivo simplicado” (!). O texto tem sido disseminado nas redes sociais, principalmente via WhatsApp.

Segundo informação do administrativo do Samu, provavelmente a disseminação da notícia é nacional e Dourados é uma das localidades que sofre com a repercussão. Muitas pessoas ligaram no Samu para saber sobre a notícia.

“Eu gostaria de ressaltar que, jamais qualquer equipe do Samu será contratada de forma aleatória e sem exigir experiência. Lidamos com vidas”, finalizou.