Sebrae prepara lideranças para desenvolver a fronteira com o Paraguai

Participantes vão criar um Plano Estratégico Regional junto com uma instância de governança responsável pela sua execução

Foto: Gleiber Nascimento

Uma vez por mês gestores públicos, empreendedores, profissionais e representantes do Terceiro Setor se reúnem em Ponta Porã e com o apoio do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa), vivenciam experiências, trocam conhecimentos e discutem futuras ações e projetos para promover o desenvolvimento da fronteira. Formado por lideranças de 12 cidades brasileiras e três paraguaias, o programa LIDER – Liderança para Desenvolvimento Regional segue a todo vapor com destino de buscar maior qualidade de vida para a população fronteiriça.

Na semana passada o grupo se reuniu pela terceira vez no Hotel Barcelona, em Ponta Porã. A programação durou dois dias e entre as atividades, os participantes conheceram a experiência do projeto “Pacto Novo Cariri”, trazida por Arnaldo Junior, ex-vereador e ex-prefeito da cidade de Cabaceiras/PB.

Durante sua gestão, Arnaldo criou uma Rede de Cooperação para o Desenvolvimento, formada por 35 pequenos Municípios da região do semiárido nordestino, que conseguiu reverter o quadro local de grandes limitações diversas, entre elas a de recursos econômicos e de capital humano e social, para uma das regiões mais desenvolvidas do Nordeste, a partir da valorização e protagonismo das riquezas locais, como o artesanato, a arte, a cultura e os cenários cinematográficos.

No total serão oito encontros. Cada um possui um tema específico que trabalha o comportamento de cada líder e fomenta o planejamento e a visão estratégica do território de fronteira, estimulando a discussão de temas importantes para alcançar o seu desenvolvimento.

Marcia Gonzaga Rocha, coordenadora estadual do programa, explica que o seu objetivo é promover a integração entre os territórios. “Essa iniciativa do Sebrae busca promover a mobilização de lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional e seus mecanismos de sustentação, congregando e integrando o Setor Público, o Setor Privado e o Terceiro Setor. Acreditamos que estas são as instâncias que precisam estar juntas para alcançarmos o desenvolvimento”.

Ainda segundo a coordenadora, para que isso aconteça, são identificados os eixos do desenvolvimento e feito um trabalho de fortalecimento dos líderes durante os primeiros encontros. Ainda nesse período, se inicia o processo de visualização da região no futuro, considerando o passado e o presente.

O resultado esperado é que após os oito encontros os participantes elaborem e apresentem um Plano Estratégico Regional e criem uma instância de governança para a sua execução, podendo ser uma agência de desenvolvimento, Oscip, Associação, comitê ou outro órgão.

São três programas LIDER acontecendo em Mato Grosso do Sul. O piloto, em execução na região da Costa Leste, na divisa com São Paulo, é formado por 11 municípios e tem a cidade de Três Lagoas como polo.

Este segundo, LIDER Fronteiras, que tem a cidade de Ponta Porã como polo, é o primeiro internacional e conta com a participação de 12 municípios brasileiros e 3 paraguaios. Fazem parte Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Dourados, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Pedro Juan Caballero, Salto del Guairá e Bella Vista.

Já o terceiro é o LIDER Pantanal, formado por municípios do Brasil e da Bolívia.

O Programa LIDER é uma metodologia de mobilização que trabalha as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

Já está consolidado nos Municípios do Rio grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, o programa está em fase de implementação em Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia e Goiás. No Estado, está em execução desde o ano passado.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.