Revezamento da Chama marca abertura da Semana da Pátria em Dourados

Tocha alusiva ao Fogo da Independência foi levada por crianças da Reme até a Praça Antônio João – Foto: Assecom

As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil começaram nesta quinta-feira (1) com a abertura da Semana da Pátria, realizada pela Prefeitura de Dourados, com organização da Semed (Secretaria Municipal de Educação). O primeiro ato foi a cerimônia militar de acendimento da Chama da Pátria na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

O Fogo da Independência saiu da área militar e foi levado simbolicamente por cerca de 200 alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) em um revezamento da tocha até a Praça Antônio João. Um dos estudantes que participou do evento foi Caio Emannuel, de 11 anos, aluno da Escola Municipal Neil Fioravanti. Ele conta que foi uma experiência divertida. “Eu carreguei a tocha, foi muito legal. Eu estava ansioso para participar e fiquei animado quando estava chegando perto”.

Prefeito Alan Guedes acendeu a pira com a Chama da Pátria que ficará acesa até o dia 8 de setembro – Foto: Assecom

O revezamento percorreu cerca de 13 quilômetros pelas avenidas Guaicurus e Marcelino Pires e, ao chegar na praça, a tocha com fogo simbólico foi entregue ao prefeito Alan Guedes e trocada pela chama real. O chefe do Executivo então acendeu a pira com a Chama da Pátria que ficará acesa até o final dos eventos da Semana da Pátria, dia 8 de setembro.

De acordo com o prefeito, todos os eventos em alusão à Independência serão especiais porque marcam o retorno das comemorações após dois anos, por conta da pandemia. “É uma semana que promete muito, estamos com a melhor expectativa possível. É o ano que marca o Bicentenário da Independência, o Exército está preparando uma parada militar com muito mais gente e equipamentos. Tenho certeza que vai ser um grande desfile”.

A secretária Municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, comenta que além da importância do retorno das comemorações, participar dos atos alusivos à Independência também molda a cidadania das crianças. “Estamos preparando tudo com muito carinho junto com os professores e alunos da Rede Municipal de Ensino. O despertar da cidadania e o civismo é importante para a formação desses pequenos cidadãos”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.