Quarentena traz oportunidades para profissionais se especializarem

Com taxa de desemprego em alta no mercado nacional, profissionais buscam opções de qualificação profissional em quarentena.

A pandemia mundial do novo coronavírus obrigou a todos ficarem de quarentena dentro de suas casas. Muitos trabalham em modo home office e as aulas estão sendo todas em modo virtual, mas parte da população da classe trabalhadora está parada.

Com isso, a taxa de desemprego no país voltou a subir, superando 12 milhões de desempregados, conforme dados da Pnad Contínua divulgado pelo IBGE. E para driblar a concorrência no mercado de trabalho, que está cada vez maior, profissionais de diferentes nichos podem aproveitar o tempo nessa quarentena para se especializar em sua área de trabalho.

São inúmeras instituições de ensino e empresas que disponibilizaram cursos on-line nesta quarentena, além dos já antes disponíveis. Por não se ter clareza do cenário do país e do mundo pós-quarentena, se aprofundar e deixar o currículo mais atrativo é uma ótima escolha, apontam especialistas.

Crédito: Pixabay

Quarentena: oportunidade para especialização

A desculpa de não ter mais tempo para estudar caiu por terra durante essa quarentena. Em meio a um cenário de dúvidas e preocupações, focar em algo produtivo chega a ser até terapêutico, tirando a ansiedade que uma pandemia pode trazer.

Utilizar os cursos on-line para especialização é uma forma de se manter atualizado no setor, ou adquirir conhecimentos em outras áreas que podem agregar ao trabalho características que vão diferenciar um profissional dos demais.

Desde cursos básicos até cursos que oferecem certificação, são milhares de títulos em diversas áreas, oferecidos por instituições de renome mundial, como a Harvard. Estes podem trazer habilidades e conhecimentos para potencializar a carreira.

Para quem está na procura por emprego, os cursos on-line podem ajudar desde a organização do currículo, até deixá-lo mais atrativo para recrutadores. Ao se especializar ou agregar mais conhecimento aprendendo novas habilidades, o candidato desenvolve um diferencial que pode fazer com que se destaque dos demais em processos seletivos, além de mostrar para o recrutador que existe a vontade constante de aprendizado e evolução.

As próprias plataformas e redes sociais profissionais, como o LinkedIn, estão disponibilizando cursos voltados para o candidato e para o profissional já empregado, desde informações úteis para montar um currículo atraente, até ensinamentos para crescer na empresa.

A quarentena também pode ser a oportunidade para adquirir proficiência ou aprender um novo idioma, para se destacar cada vez mais em sua carreira, ou simplesmente para adquirir conhecimento e experiência. São milhares de cursos disponíveis ensinando diversas línguas, como os oferecidos pela Babbel.

Cursos que trazem diferencial competitivo ao profissional em diversas áreas

São muitas as opções de cursos digitais que contribuem para que o profissional adquira conhecimentos ou tenha mais informações sobre a sua área. Mas, para aqueles que querem aumentar as possibilidades de conquistar uma vaga de emprego ou subir de cargo, existem opções que influenciam todos os nichos de mercado.

Entre elas, investir em um curso de idiomas traz a vantagem competitiva que o profissional busca em seu currículo. Além de aproveitar as aulas on-line e avançar os níveis, o aluno também pode treinar seus conhecimentos e habilidades na língua escolhida, conversando com nativos pela internet.

Aprender novas línguas agrega potencial ao currículo, especialmente quando o candidato tem influência em mais de um idioma estrangeiro. Por exemplo, quem busca chamar a atenção com um currículo mais completo, pode ir além do inglês ou espanhol.

É fato que o mercado precisa de pessoas aptas, especialmente em se tratando das multinacionais. E são muitas as empresas de vários países atuando no mercado nacional.

A exemplo, o Brasil e a Itália possuem parceria estratégica e graças a esse acordo bilateral, ambas as nações cooperam em diferentes áreas, como pesquisas espaciais e cultura. Vale informar que a Itália faz parte dos principais países que compram os nossos produtos e são cerca de 900 empresas italianas que atuam no mercado brasileiro.

Portanto, são vagas de emprego que têm como requisito fluência no idioma. Com isso, o idioma italiano é muito importante para o mercado de trabalho e os candidatos com um curso de italiano online conseguem se sobressair dos demais, para esse mercado.

Assim sendo, percebemos a importância de se especializar, incluindo aprendizagem de línguas, considerando, especialmente as empresas em que se deseja trabalhar e seus principais requisitos aos candidatos.

Especialização e cursos essenciais para quem quer empreender

Crédito: Pixabay

Para quem já é empresário, profissional liberal ou autônomo, os cursos on-line também trazem milhares de oportunidades para potencializar o negócio, como cursos de finanças, marketing digital, gestão de pessoas, além dos cursos da área específica que podem diferenciar o negócio dos demais.

Quem perdeu o emprego por conta da pandemia, pode desfrutar dos cursos pela internet para aprofundar-se ainda mais em seu ramo, ou mudar totalmente de área, focando no comércio virtual, que tem sido a principal renda de milhares de brasileiros nesse período.

Para quem quer empreender, os cursos podem trazer um norte e as informações necessárias para que seu negócio saia do papel, com módulos de empreendedorismo, finanças, além de informações sobre legalização do negócio e como vender pela internet. Afinal esse é um tempo de isolamento social, em que o comércio virtual se fez mais do que necessário.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.