Projeto ítalo-americano desenvolve pulseira que detecta Covid

‘Aura’ usa método não invasivo para constatar doença

Empatica agora aguarda aprovação nos EUA para poder comercializar pulseira – Foto: Divulgação/Empatica

A startup ítalo-americana Empatica, focada em cuidados pessoais, anunciou uma parceria com a Autoridade Biomédica de Pesquisa e Desenvolvimento Avançado (Barda) dos Estados Unidos para validar um sistema de detecção do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e de outras infecções respiratórias através de um bracelete.

A Barda é um braço do Gabinete do Secretário Assistente de Preparação e Resposta dos EUA do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS).

“O sistema, chamado Aura, é completamente não invasivo, utilizando o software dos relógios inteligentes da Empatica e capacidades de inteligência artificial. A Aura permitirá uma visão contínua e em tempo real da probabilidade de infeção pelo Sars-CoV-2 antes que os sintomas apareçam, enviando um alerta para o usuário e para o seu médico”, diz a empresa em nota oficial.

O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano, logo no início da pandemia da Covid-19 e, segundo a empresa, os primeiros resultados com o equipamento são “promissores”. Agora, com a parceria com a Barda, o modelo E4 será testado em equipes sanitárias, que atuam na linha de frente de hospitais dos EUA, por 30 dias para detectar a eficácia da pulseira.

“Nós estamos muito orgulhosos de juntar forças com a Barda para ajudar a melhorar a saúde e a segurança de milhões de norte-americanos que estão voltando ao trabalho. Esse produto introduz um novo paradigma: empoderar indivíduos e instituições com um monitoramento inteligente da saúde. Assim, eles saberão cedo quando precisarão isolar-se e cuidar de si mesmos”, ressalta o CEO da Empatica, o italiano Matteo Lai.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.