Projeto 3D: Senai Empresa pode mostrar como vai ficar sua indústria antes das obras

Maquete virtual possibilita visualizar o empreendimento com grande riqueza de detalhes, ainda na etapa de definição – Divulgação

A construção de uma casa exige muito planejamento. Poder observar com antecedência como ficará cada um dos cantinhos e pensar a disposição dos móveis de maneira mais funcional evitam muita dor de cabeça. Na indústria, não funciona de forma muito diferente e a série de normas a serem atendidas torna a etapa de preparação fundamental.

Um dos serviços oferecidos pelo IST Eficiência Operacional (Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional) – Senai Empresa visa justamente apresentar essas soluções para os clientes.

A elaboração do projeto e criação do layout 3D, uma espécie de maquete virtual, possibilita a experiência de visualizar o empreendimento, com grande riqueza de detalhes, ainda na etapa de definição.

De acordo com o coordenador da área de manutenção e adequação industrial do Senai Empresa, Jeancarlos Lucietto, os projetos servem tanto às novas indústrias, quanto para otimização e adequação de ambientes já existentes.

“A experiência em três dimensões permite ao empresário desenvolver o seu empreendimento com mais precisão, avaliando aspectos como: o atendimento à normas e legislações, a otimização do uso dos ambientes; e o aproveitamento melhor dos recursos disponíveis”, explica.

O desenho possibilita ainda a visualização dos fluxos de entrada e saída de veículos, matéria-prima, expedição de produtos, disposição no interior da fábrica das linhas de produção, máquinas, equipamentos e setores. Altura dos elementos de edificação, posicionamento de máquinas, equipamentos e trabalhadores no ambiente produtivo também são simulações permitidas pelo projeto 3D.

Com isso, o empresário tem como ganho o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, aumentando a eficiência produtiva, minimizando perdas e resguardando a empresa quanto à conformidade legal de suas instalações.

Indústria beneficiada
Há mais de 20 anos no mercado, a PPM Nutracêuticos, produtora de suplementos alimentícios, é uma das indústrias que experimentou e recomenda o serviço. O time do Senai Empresa foi convocado para a primeira grande adequação da empresa.

“Procurei por profissionais capacitados dentro do nicho industrial. O Senai tem boas referências em execução de planta em 3D industrial. A ideia foi realmente produzir algo que pudéssemos enxergar a empresa funcionando para fazer as adequações necessárias e ter um layout pronto praticamente para executar a obra”, explicou o empresário Claudeci Vieira da Silva.

Para ele, entre as principais vantagens do projeto está a otimização de recursos e a previsibilidade. “O projeto realmente superou nossas expectativas, porque permitiu visualizar a viabilidade do negócio. Não precisamos gastar grandes recursos. Conseguimos trabalhar com projeto enxuto, mas executivo e eficaz”, destacou.

Quais negócios podem ser atendidos?
Os serviços do Senai Empresa estão disponíveis para empresas de todos os segmentos e portes do Mato Grosso do Sul, inclusive com linhas de fomento diferenciadas para micro e pequenas empresas.

A instituição já atendeu indústrias de alimentos e bebidas, nutrição animal, embalagens plásticas, metalomecânica e reciclagem.

Na agroindústria, foram projetadas estruturas de recebimento, armazenamento e expedição de grãos. No ramo do comércio, as modelagens fizeram diferença em obras de supermercados, restaurantes, cozinhas industriais, serviços automotivos, receptivos e showroom.

“O IST também atua em parceria com o Senai de outros estados, apoiando as empresas com projetos de adequação de ambientes industriais, incluindo o desenvolvimento de máquinas e equipamentos em 3D”, ressaltou Lucietto.

Do diagnóstico à experiência imersiva
Para o desenvolvimento do projeto, é necessário muito diálogo com o cliente. Saber o que exatamente ele quer, mostrar o que é possível fazer, mesmo dentro das normas exigidas, e deixá-lo o mais perto possível de como vai ficar o espaço quando os planos se concretizarem.

Pensando em todos esses detalhes, o desenvolvimento do layout industrial 3D se dá em três etapas: o diagnóstico, a modelagem 3D e o projeto executivo.

A primeira etapa consiste no mapeamento do processo produtivo, identificando pontos de otimização e gargalos. São realizadas coleta de dados como medições de espaço físico, máquinas, equipamentos, armazenagem e recursos como ar comprimido, climatização, exaustão, elétrica, combate a incêndio, meio ambiente, dentre outros, para compor os ambientes produtivos.

Na etapa de modelagem 3D, se dá o desenvolvimento do estudo e definição do novo arranjo físico. Com isso, todos os elementos importantes para as atividades da empresa serão considerados, a fim de se obter o layout final otimizado do empreendimento.

Por fim, é realizado o projeto executivo, que consiste na documentação técnica incluindo os desenhos 3D, imagens realistas e o detalhamento de cada ambiente projetado. Também é apresentado ao cliente um vídeo do novo layout, em que é possível ter uma experiência imersiva percorrendo todos os setores projetados.

Serviço – Interessados em contratar o serviço podem entrar em contato pelo telefone (67) 3311-8500, WhatsApp (67) 99220-0974 ou pelo e-mail senaiempresa@ms.senai.br

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.