Com apoios da Polícia Ambiental, PF, Corpo de Bombeiros, Green Farm e JBS, voluntários recolheram 2 toneladas de lixo - Assessoria
Com apoios da Polícia Ambiental, PF, Corpo de Bombeiros, Green Farm e JBS, voluntários recolheram 2 toneladas de lixo – Assessoria

A Prefeitura de Itaquiraí, a Prefeitura de Naviraí e o Rotary Club de Naviraí realizaram o “Rally do Lixo”, no último dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. O projeto contou com os apoios da Polícia Militar Ambiental, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Fazenda Green Farm, Frigorífico JBS, secretários municipais, técnicos e diretores ambientalistas, comerciantes, e voluntários dos dois municípios.

O diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Itaquiraí, Luiz Carlos de Souza, destaca a importância do evento como ação de preservação ambiental. “Saímos em 40 barcos e vasculhamos as margens do rio Amambai. Assim, pudemos recolher todo tipo de lixo encontrado como, garrafas pet de todos os tamanhos, latinhas de bebidas, enfim, foram duas toneladas de lixo retiradas a jusante e a montante da ponte localizada na BR 163, divisa entre os municípios de Naviraí e Itaquiraí”, informa Luiz.

O secretário de Administração da Prefeitura de Itaquiraí, Dr. Mauro Gutierre, destacou que o “Rally do Lixo” além de garantir a retirada do lixo das margens do rio Amambai, é o momento oportuno para o plantio de mudas de plantas nativas, visando auxiliar à recuperação das matas ciliares e, desta vez, foram plantadas mais 250 mudas.

“Com estas ações, buscamos chamar a atenção da população para o problema da poluição e, sobretudo, buscamos a conscientização dos visitantes, turistas e pescadores, sejam eles daqui, da região ou de outros estados, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio, evitando a degradação das áreas de preservação permanente”, justificou Mauro.

Para o presidente do Rotary Club de Naviraí, Jairo Borgato, o Rally do Lixo deste ano conseguiu, mais uma vez, o envolvimento dos organismos ligados ao meio ambiente e, principalmente, a participação de seus representantes. “Agradecemos a todos pelo apoio e participação, pois, assim, mitigamos a poluição deste importante rio e atuamos para conscientizar sobre a preservação ambiental”.