Prefeitura de Caarapó prepara cemitério para visitação do Dia de Finados

Vendedores ambulantes já estão se instalando nas proximidades do cemitério de Caarapó – Foto: Divulgação

Apesar de ser uma constante a execução de serviços na área do cemitério São João, a prefeitura de Caarapó reforça as atividades no período que antecede o Dia de Finados, que costumeiramente atrai um grande número de pessoas que visitam o local para homenagear os entres queridos que já partiram desta vida. Como em anos anteriores, a expectativa é que muita gente deverá comparecer ao denominado “campo santo” de Caarapó neste dia 2 de novembro.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano informou que o setor responsável efetuou serviços de limpeza geral, poda das árvores do lado de fora e no interior do cemitério, pintura dos meio-fio, pintura viária no entorno, ampliação do sistema de abastecimento de água e revisão da iluminação interna, como forma de otimizar a visitação.

O dia 2 de novembro é especial para o calendário anual brasileiro e mundial, já que se celebra o Dia de Finados. A data é retratada como uma homenagem aos que já se foram, além de ser uma tradição para diferentes culturas e religiões.

Conforme o Blog Cashme (https://www.cashme.com.br/blog/dia-dos-finados/), a forma de comemorar a data pode variar conforme o país, mas o Dia de Finados é um feriado dos mais importantes para diferentes nações. Enquanto em países de religiões católicas é costume reunir fiéis na visitação de túmulos e missas, outras regiões celebram de maneira mais silenciosa e com muita reflexão.

Há até mesmo países que aproveitam a data de forma alegre, com muita festa, danças e vestimentas típicas – como acontece no México.

O Dia de Finados surgiu de uma cultura milenar de adoração e reflexão sobre os mortos. Muitos acreditam que a tradição surgiu com a Igreja Católica em torno do século 10, mas os primeiros registros são ainda mais antigos. Há registros históricos que comprovam o ato de rezar por falecidos desde o século 2.

Celebrar as lembranças daqueles que já partiram vai muito além de uma tradição cristã. Povos de diferentes culturas costumam dedicar um dia específico do ano para realizar festividades, homenagens e rituais específicos sobre os finados.

A origem da data de Finados é ligada ao contexto histórico das religiões mundo afora. Na cultura católica, por exemplo, ela é celebrada em 2 de novembro graças a uma relação criada com o Dia de Todos os Santos, comemorado na véspera. Enquanto no dia primeiro ora-se pelos falecidos próximos, dia dois é destinado a todos que partiram.

Em outros contextos culturais, a celebração pode durar vários dias ou mesmo passar batida, já que há uma tradição diária de cultuar os parentes mortos. No Brasil, o dia 2 de novembro foi regularizado como feriado nacional pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.