Prefeito de Caarapó protocola projeto de lei com reajuste salarial de 10% para os professores municipais

Prefeito André Nezzi, representantes do Simted, professores e vereadores no ato de protocolo do projeto de lei que beneficia o magistério municipal – Divulgação

O prefeito André Nezzi protocolou na manhã desta sexta-feira (14), na Câmara de Vereadores, projeto de lei com proposta de 10% de reajuste nos salários dos professores da rede municipal de ensino de Caarapó. Acompanharam o ato uma comissão de professores, representantes do Simted e membros do Poder Legislativo municipal.

O reajuste é resultado de compromisso firmado pelo dirigente municipal com a categoria integrada pelo magistério.  André Nezzi disse que “o valor, somado ao reajuste dado em maio último, fará com que cheguemos a 34% no ano, o maior da história de Caarapó concedido à categoria. Com esse aumento, nosso município passa a pagar salários bem acima do piso nacional”, destacou.

Ainda nesta sexta-feira, a administração municipal liberou os valores referentes ao abono salarial de R$ 700 concedido a todos os servidores da área de educação, “como forma de recompensar o bom desempenho dos alunos no processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o cumprimento das nossas metas na avaliação do Ideb”, salientou.

Dados referentes a 2019 indicam que Caarapó superou todas as metas relativas ao Ideb, conforme divulgado pelo Ministério da Educação. De acordo com os números, nos anos iniciais do ensino fundamental, o município atingiu índice 5,7 para uma meta estabelecida de 5,4. Nos anos finais, a meta era de 4,9 e o resultado obtido foi de 4,5. Esse resultado se refere a todas as escolas, incluindo as redes municipal, estadual e particular de ensino.

Quando analisada apenas a rede municipal, os números são integralmente positivos. A Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos superou a meta em 0,4 (obteve resultado de 5,7; meta era 5,3) nos anos iniciais do ensino fundamental. Para os anos finais, os resultados da escola também são positivos: atingiu 5,6, enquanto a meta era 5,5. Já a Escola Municipal Rui Barbosa tinha meta de 5,5 e atingiu 5,6 nos anos iniciais.

No ranking estadual, Caarapó figura em oitavo lugar para os anos finais. Em 2017, era apenas o 47º. Isso significa afirmar que, pela primeira vez na história, o município integra o ranking Top 10 de Mato Grosso do Sul, ganhando 39 posições para o 9º ano.

André Nezzi considera a educação como uma forma de transformar vidas. “A educação liberta, transforma”, defende. “Não se trata apenas de facilitar a conquista de um bom emprego com bons salários, mas a educação é fundamental para o desenvolvimento do ser humano”, sublinha.

O dirigente conclui que, “em razão da importância da educação na vida da pessoa, é importante que incentivemos os nossos educadores para que, cada vez mais, imprimam mais qualidade ao processo de ensino e aprendizagem sob sua responsabilidade nas unidades escolares”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.