Prefeita Délia destaca comando feminino em seis secretarias da administração

De 12 secretarias, seis pastas são comandadas por mulheres em Dourados, situação enaltecida pela prefeita, primeira mulher a governar o município

A prefeita Délia Razuk – Foto: A. Frota

No contexto das reflexões do Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, a prefeita Délia Razuk aproveitou para destacar a condição de igualdade que a administração municipal atual mantém ao ter metade das secretarias comandada por mulheres.

Primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita na história da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Délia Razuk sempre destacou a capacidade profissional das mulheres que muitas vezes se desdobram também para atender a família. “Sempre toco neste assunto, da necessidade da maior participação da mulher na política, nos comandos, e sempre acreditei que isso aconteceria. Que bom que isto tem ocorrido na nossa gestão. Pelo potencial que têm, elas merecem estar onde estão”, disse a prefeita.

Em nome das secretárias, a prefeita parabenizou todas as servidoras municipais, efetivas e comissionadas, as estagiárias e também todas as mulheres douradenses.

As secretarias municipais ocupadas por mulheres são as de Administração (Elaine Terezinha Boschetti Trota), de Saúde (Berenice de Oliveira), de Desenvolvimento Econômico (Rose Ane Vieira), de Obras Públicas (Marise Bianchi Maciel), de Agricultura Familiar (Kallen Christiany Miranda Ferreira) e de Assistência Social (Maria Fatima de Alencar). Além da chefia de Gabinete, função ocupada desde o início da administração pela servidora Darlé Pacheco Valente.

Em muitos dos casos, a conquista do cargo veio depois de um amplo trabalho dentro das respectivas secretarias, pelo qual o destaque na gestão de pessoas foi notório.

A secretária de Assistência Social, Maria Fátima, é uma destas mulheres de destaque antes e depois de ocupar o comando. Ela afirma que a pasta é primordial no tratamento para com as pessoas em vulnerabilidade e o olhar mais sensível da mulher permite avançar de maneira mais eficiente. “Para mim é um desafio muito grande estar à frente deste trabalho que a prefeita confiou a mim. Temos que atender a população com qualidade e isto demanda um olhar mais atencioso e detalhista que as mulheres têm”, disse.

A secretária de Administração, Elaine, destacou a abertura que a administração da prefeita Délia Razuk dá às mulheres para assumirem postos de liderança. “Isto não é por que são mulheres, mas sim pela condição de igualdade em que são tratadas e pelo que elas podem contribuir em relação ao cuidado com as pessoas”, disse.

Elaine destaca que ocupar um cargo e ter uma remuneração igualitária é reflexo do momento de empoderamento feminino da atualidade. “O fato é que podemos adentrar em todos os campos possíveis de atuação e tratar todos os homens e mulheres de forma justa. Isto não nos faz diferentes, isto mostra que ganhamos espaço”, completou.

A secretária de Desenvolvimento, Rose Ane Vieira, também destaca a confiança que a prefeita deposita no potencial das pessoas. “Cada vez mais a mulher tem buscado seu protagonismo nas mais diversas áreas da sociedade. Estar à frente de uma secretaria municipal acrescenta no aprendizado e experiência de vida, mas no final, estamos empenhados em fazer a diferença na vida das pessoas”, disse.

Recentemente empossada no cargo de secretária de Saúde, Berenice Oliveira reforçou o potencial detalhista da mulher. “A mulher tem um olhar diferenciado. Eu trago comigo que para atender bem as pessoas é preciso se colocar no lugar delas e se perguntar: eu gostaria de ser atendido assim. A mulher tem esse feeling”, disse.

Palestras

No dia 13 de março, a partir das 8h, no auditório do Centro Administrativo Municipal, a ação alusiva ao Dia da Mulher será exclusiva para as servidoras municipais, com duas palestras programadas.

A primeira, de Luciana Azambuja Roca, da Subsecretaria Especial de Cidadania do Estado de Mato Grosso do Sul, no tema “Protagonismo da Mulher Douradense”, e a segunda com a secretária Municipal de Desenvolvimento, Rose Ane Vieira, com o tema “Empreendedorismo da Mulher Douradense”.