O evento premiará aqueles que contribuem com o meio ambiente, executando ações de preservação, remediação de problemas ambientais e no desempenho de atividades para o desenvolvimento ambiental sustentável

Fomento às ações que contemplam o meio ambiente é lembrado e premiado desde 2001 em Dourados – Foto: Arquivo

Uma oportunidade para promover iniciativas inspiradoras, capazes de ajudar a construir um futuro sustentável através do cuidado com o meio ambiente. É esta a definição para o Troféu Marco Verde, que recebe indicações até o próximo dia 19 de maio, domingo.

Os ganhadores serão definidos em reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdam), com cerimônia de entrega prevista para o dia 5 de junho, na abertura da XIX Semana do Meio Ambiente e XXII Eco Dourados.

O evento premiará aqueles que contribuem com o meio ambiente, executando ações de preservação, remediação de problemas ambientais e no desempenho de atividades para o desenvolvimento ambiental sustentável em Dourados.

Criado no ano de 2001, através do Decreto 241 (alterado em 2013), o Troféu Marco Verde já foi entregue a 65 pessoas, empresas ou entidades como forma de divulgar essas ações e dar reconhecimento a quem geralmente são motivadas por fatores altruístas e de comprometimento com o meio ambiente.

Como destaque ao longo deste período, a cidade premiou empresas como a Inflex e a Douramotors, entidades como a Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo e pessoas como Marcos Coelho Cardoso, Milton Padovan e Romem Barleta, por ações positivas ao meio ambiente.

No ano passado, os vencedores foram o professor Aguinaldo Lenine Alves, que recebeu o prêmio pelo desenvolvimento do projeto “Estudos das propriedades mecânicas de pavers de concreto obtidos através da introdução de resíduos plásticos” e o professor Etenaldo Felipe Santiago, premiado pelo projeto de restauração de uma Área de Proteção Permanente (APP) de aproximadamente 2,5 hectares, localizada no bairro Jardim Europa, utilizando resíduos orgânicos na formação de substrato para a produção das mudas.

Como indicar?

Podem ser indicados ao prêmio pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram com trabalhos ou ações socioambientais no município de Dourados no ano de 2018 e qualquer pessoa pode fazer uma indicação, para si mesma ou para terceiros.

Basta solicitar a ficha de indicação pelo e-mail meioambiente@dourados.ms.gov.br ou retirar no Imam, localizado na rua Joaquim Teixeira Alves, nº 3.770, no Parque Arnulpho Fioravanti e descrever as ações.

As indicações serão analisadas e os contemplados definidos em votação a ser realizada pelo Comdam. As indicações serão avaliadas de acordo com alguns critérios como: alcance social, impactos positivos para o meio ambiente, e se possui motivação voluntária ou fins lucrativos. O telefone do Departamento de Educação Ambiental do Imam é o 3428-4970.