Pais de alunos da Escola do Sesi de Corumbá aprovam continuidade das aulas com uso da Internet

O anúncio da suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19) deixou toda a sociedade preocupada em relação à conclusão do ano letivo em curso e, obviamente, em relação aos prejuízos da aprendizagem dos estudantes. No entanto, as escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul adotaram, com a ajuda dos recursos tecnológicos disponibilizados pela Internet, as aulas online, o que agradou, tantos os alunos, que podem continuar aprendendo sem o risco de comprometimento do ano letivo, quanto aos pais, que elogiaram a alternativa encontrada pela instituição para salvar a educação dos seus alunos.

Segundo a diretora da Escola do Sesi de Corumbá, Mirian Correa da Silva de Jesus, a velocidade em propor que a tecnologia ajudasse neste cenário de fechamento de escolas foi inspirada na experiência de outros países onde a pandemia chegou primeiro, como China, Itália e Coreia do Sul. “No Brasil, para amenizar os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação autorizou a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação”, reforçou.

Ela completa que, desde então, tanto a Escola do Sesi de Corumbá como as outras seis da Rede estão preocupadas em manter a qualidade no processo de ensino e aprendizagem utilizando o Office 365 TEAMS para dar continuidade ao trabalho realizado pelos profissionais de Educação. “Por meio do TEAMS, que basicamente trabalha em equipe usando chat, compartilhando arquivos e fazendo chamadas com vídeo”, pontuou.

Inicialmente, todos os professores foram capacitados para trabalharem via TEAMS e mediar o acesso e utilização dos estudantes. “Por se tratar de uma escola tecnológica, o Sesi tem a tradição de utilizar o meio tecnológico para fins educacionais. Pois, os estudantes de hoje se comunicam com desenvoltura no meio digital, às vezes mais do que os adultos de forma geral. A interação nesses espaços tem muito a acrescentar à prática pedagógica para o desenvolvimento”, destacou a diretora.

Diante desse fato, a direção e a coordenação pedagógica da Escola do Sesi de Corumbá, juntamente com os professores da unidade, elaboraram um cronograma de aulas via web em que, a partir desse momento, os estudantes passaram a ter “um encontro virtual” com os seus professores na busca e construção do saber. “Para isso, os professores trabalham de formas diversificadas, postam vídeos, passam atividades para serem realizadas na plataforma, dão dicas de vídeos e filmes que auxiliam na aprendizagem e dão aulas via web. Vale ressaltar que o ensino a distância é benéfico e, com criatividade, podemos enxergar grandes oportunidades, principalmente em momentos de desafios como esse”, ressaltou.

Para Rogério Cafruni Güths, pai da aluna Natália Güths, do 5° ano do Ensino Fundamental, está aprovada a alternativa encontrada pela Escola do Sesi de Corumbá para salvar o ano letivo. “Tenho a observar que todo esse trabalho realizado durante o isolamento social é muito satisfatório. A professora Regina Benedita tem dado todo o suporte para a minha filha. Estou muito satisfeito com o andamento das atividades. Além disso a professora tem dado feedback rápido e eficaz. Estou feliz com todo o atendimento da professora e todos os materiais oferecidos pela escola”, falou.

Jucenilde Andrade, mãe da aluna Maria Luísa Andrade, do 3° ano do Ensino Fundamental, também aprova as aulas online. “As aulas estão sendo excelentes, pois assim o rendimento dos alunos não ficará prejudicados. Temos dificuldades com a internet em nossa região. Entretanto a disponibilidade dos professores em ajudar no que for preciso contribui muito. Eu particularmente parabenizo todos os envolvidos, não deve ser fácil um professor mudar toda a sua rotina, se reinventar e continuar lecionando com excelência apesar de tudo”, analisou.

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