Pessoas em área administrativa tiveram poucos segundos

Vista aérea do estrago provocado por rompimento de barragem em Brumadinho – Foto: EPA

Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (1º) mostra o exato momento do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (MG).

A gravação, feita pelo circuito interno da empresa, foi obtida pela TV Globo e confirma que a tragédia ocorreu às 13h28 (a câmera não estava no horário de verão) de 25 de janeiro e que as pessoas que estavam na rota dos rejeitos não tiveram a menor chance de escapar.

Alguns indivíduos que caminhavam na área administrativa da Vale, que ficava embaixo do reservatório, correm desesperadamente, mas são atingidos em cheio.

Até o momento, o balanço da tragédia contabiliza 110 mortos e 238 desaparecidos. A barragem continha rejeitos da exploração de minério de ferro e estava desativada, mas ainda não se sabe as causas do incidente.

A Vale teve R$ 12 bilhões bloqueados pela Justiça e prometeu descomissionar 10 reservatórios semelhantes ao de Brumadinho. Cinco pessoas já foram presas, sendo três funcionários da mineradora e dois engenheiros da auditoria alemã Tüv Süd, que atestara a segurança da barragem. Da AnsaFlash