Nova onda? Mato Grosso do Sul registra 2.594 novos casos de Covid e 4 óbitos

Teste de Covid sendo realizado no Lacen/MS – Foto: Edemir Rodrigues

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS) divulgou nesta terça-feira (31) o novo boletim epidemiológico da Covid-19, que registrou na última semana 2.594 novos casos da doença e quatro óbitos em Mato Grosso do Sul.

Dos 2.594 novos casos registrados no boletim, o município com maior incidência é Campo Grande, com 580, seguido por Três Lagoas (164), Dourados (132), Naviraí (123), Ivinhema (105) e Maracaju (96). Os números das outras cidades podem ser conferidos aqui.

Os quatro óbitos são referentes uma mulher de 77 anos, moradora de Dourados; uma mulher de 75 anos, de Água Clara; um homem, de 77 anos, morador de Campo Grande, e um homem, de 75 anos, morador de Maracaju.

De 2.740 casos ativos no Estado, 32 são pessoas hospitalizadas. 26 estão em leitos clínicos e seis em leitos de UTI.

A taxa de ocupação de leitos UTI/SUS adulto por macrorregião de internação é de 64% em Campo Grande, 64% em Dourados, 41% em Corumbá e 14% em Três Lagoas.

Depois de mais de 2 anos de pandemia de Covid-19, as restrições de circulação estão cada vez mais afrouxadas no Brasil e no mundo. O Governo Federal inclusive já publicou a portaria que põe fim à emergência sanitária no país, no fim de abril.

As infecções por covid-19 vinham em baixa, mas o número de casos voltou a subir. Em meio a esse aumento, algumas escolas de São Paulo suspenderam as aulas ou passaram a exigir o uso de máscaras de maneira obrigatória. Os dados de outros países também demonstram que a pandemia ainda não acabou: os Estados Unidos foram o primeiro país a superar a marca de 1 milhão de mortos pela doença. O cenário e a possibilidade de uma nova onda de casos têm preocupado especialistas, ainda que o avanço da vacinação tenha se mostrado efetivo para conter a maioria das mortes e quadros graves da covid-19.

Os especialistas ainda estão reticentes em decretar o fim da pandemia por conta da capacidade de mutação do vírus.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.