Caravana do Sebrae/MS e CIN/MS leva grupo para Expo Paraguay-Brasil, considerado maior evento de negócios bilaterais do país vizinho

Grupo de MS visita empresas locais do país vizinho – Assessoria

Com a proposta de realizar negócios e ampliar a rede de contatos, um grupo de empresários de Mato Grosso do Sul participa até quinta-feira (14) da 11ª edição da Expo Paraguay-Brasil em Assunção, capital paraguaia. A missão técnica foi viabilizada pelo Sebrae/MS e o CIN/MS (Centro Internacional de Negócios) e no primeiro dia, levou os empreendedores para visitar as empresas do país vizinho.

O grupo passou pela Agrofield, que atua no setor do agronegócio; a Vertex, importadora de alimentos, bebidas e produtos de limpeza; e a Câmara de Construção do Paraguay. Conforme a analista técnica do Sebrae, Fernanda Lopes, o encontro diminui as fronteiras entre o Brasil e o Paraguai e possibilita novas relações comerciais.

“Esse encontro é relevante pelas possíveis relações comerciais que podem ser construídas entre os países, o chamado ‘intercâmbio bilateral’. Alguns empresários já têm tido resultados de potenciais fechamentos de negócios em um curto espaço de tempo”, destaca.

Segundo um dos participantes, o gerente comercial da empresa de produtos de limpeza Produtos Pequi, Wilson Pereira Santos, as visitas técnicas são fundamentais para a prospecção de novos negócios. “É um momento importante para apresentarmos nossos produtos para empresários paraguaios. Trabalho numa indústria de produtos de limpeza e mostrar nossos produtos na Vertez foi muito produtivo. Espero poder exportar os produtos e ampliar nosso mercado a partir dessa visita”, disse.

“Tentamos escolher empresas de diferentes segmentos para atender a maior parte do grupo, porque com as visitas técnicas, os empresários conseguem ter contato com empresas paraguaias fortes, que já têm experiência no mercado paraguaio, e saber como vender seus produtos, legislações, adaptações necessárias”, finaliza a coordenadora do CIN/MS, Nathália Alves.