No lançamento da CANPAT, Sinduscon, Sesi e CBIC divulgam ações de prevenção de acidentes

Lançamento da CANPAT 2019 foi no auditório da Escola Senai da Construção – Divulgação

O Sinduscon/MS, Sesi e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), em parceria com entidades ligadas ao trabalho, promoveram, nesta quinta-feira (28/03), no auditório da Escola Senai da Construção, em Campo Grande (MS), o lançamento da CANPAT 2019 (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho) na Indústria da Construção. A iniciativa, que visa a promoção de uma cultura de segurança e mobilização da sociedade para ações de prevenção no ambiente de trabalho, porém, é realizada desde agosto do ano passado, quando o Sesi promoveu uma série de ações de sensibilização nos canteiros de obras de Mato Grosso do Sul.

Na presença de empresários da construção civil e técnicos de segurança do trabalho, o presidente do Sinduscon/MS, que também é diretor da Fiems, Amarildo Miranda Melo, apresentou um balanço das ações: foram mobilizados 651 trabalhadores de cinco empresas – Plaenge, Vanguard, Vanguard Home, HVM, Tecol e RG Engenharia – em seis canteiros de obras. Essa é a primeira vez que Campo Grande recebe a CANPAT direcionada especificamente para o segmento da construção civil e, para a Amarildo Miranda, a campanha já obteve resultados expressivos entre empresários e trabalhadores.

“Nosso objetivo é enraizar uma cultura de prevenção. Que, para o trabalhador, usar um equipamento de segurança seja como colocar o sinto de segurança ao entrar no carro, uma coisa automática. E, para o empresário, já existe o entendimento de que, hoje, as pessoas não avaliam apenas a qualidade do serviço de uma empresa, mas também se ela é comprometida com questões ambientais, proporciona um ambiente seguro para seus trabalhadores. É uma campanha na qual todos saem ganhando”, acrescentou ”, afirmou o presidente do Sinduscon/MS.

Além das ações de sensibilização nos canteiros de obras, o superintendente regional do Sesi, Bergson Amarilla, destaca que a instituição conta com um programa de saúde e segurança no trabalho voltado especificamente para a indústria da construção, além da atuação do Centro de Inovação que, de Campo Grande, desenvolve soluções inovadoras para prevenção de acidentes em todo o País. “O Sesi atua com pesquisas e inovação tecnológica para, constantemente, aprimorar e oferecer novas e acessíveis soluções em segurança e saúde no trabalho, de forma a contribuir para eliminar ou reduzir a ocorrência dos acidentes e doenças no trabalho na indústria da construção”, pontuou.

O vice-presidente de políticas de relações do trabalho da CBIC, Fernando Guedes Filho, explica que, para este ciclo da CANPAT, o foco será na prevenção de acidentes durante o trabalho em altura. “Trata-se do problema mais sensível na construção civil. Costumo dizer que este setor precisa de ações mais específicas, tanto de conscientização, como a nossa campanha, quanto por meio de inovação, como o trabalho do Centro de Inovação do Sesi, que é fundamental para trazer tecnologias para prevenção de acidentes”, avaliou.

Parceiros

Diretor-regional do Senai, Rodolpho Mangialardo enumera o trabalho da Escola da Construção, que qualifica a mão de obra do segmento para atuar de forma segura e, também, do Senai Empresa, que conta com uma série de consultorias em Atendimento à Norma e Legislações. “Nossos programas apresentam um índice de 100% de desinterdição, ou seja, caso uma empresa tenha sido interditada pela fiscalização em razão do descumprimento de alguma norma de segurança, após receber nossa consultoria, todas ficam aptas a voltar a atuar, sem qualquer ressalva”, explicou.

O coordenador da subsecretaria de inspeção do trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia e responsável pela fiscalização do cumprimento das normas de segurança pelas empresas, Kleber Silva, reforça a importância da CANPAT. “Não existe nada pior no mundo do que um trabalhador que sai para ganhar o pão e sofre um acidente de trabalho e volta para a sua família incapacitado, ou até mesmo perde a vida. A CANPAT vem para atentar trabalhadores e empresários para a importância da prevenção”, concluiu.

Procurador do trabalho do Ministério do Trabalho de Mato Grosso do Sul, Hiran Mangheli, destaca que o órgão é parceiro das entidades representativas da construção civil na prevenção de acidentes. “Como nosso trabalho começa depois que o acidente já aconteceu, temos plena consciência e nos colocamos à disposição de iniciativas como a CANPAT, porque entendemos a importância que ela tem para prevenção dos acidentes de trabalho”, finalizou.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.