Município de Caarapó é agraciado com o Selo Social ‘Prefeitura Amiga da Mulher 2021’

Prefeito André Nezzi, com autoridades estaduais e municipais, exibe certificado do Selo Prefeitura Amiga da Mulher – Divulgação

Condecoração tem a finalidade de reconhecer e valorizar ações desenvolvidas pelo Poder Executivo municipal em favor das mulheres no âmbito do município; Projeto Vida Nova garantiu o prêmio para Caarapó

A administração do prefeito André Nezzi acaba de ser contemplada com o Selo Social ‘Prefeitura Amiga da Mulher’, iniciativa do governo do Estado que tem a finalidade de reconhecer e valorizar ações desenvolvidas pelo Poder Executivo municipal em prol das mulheres em Mato Grosso do Sul. A entrega do certificado foi feita em evento realizado na sede da Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande, na última terça-feira (3), por ocasião do Encontro Estadual de Gestoras Municipais de Políticas para Mulheres, quando foi lançada a campanha Agosto Lilás pelo governo do Estado.

O programa amplia a discussão sobre a garantia dos direitos humanos das mulheres, sobre o necessário enfrentamento à violência e sobre a igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica da mulher e a intenção é fomentar a discussão dessas políticas públicas em âmbito municipal, incentivando novas ideias e divulgando as boas práticas e iniciativas exitosas para todo o Estado, divulgou a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM/MS).

O município de Caarapó foi contemplado em razão das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Vida Nova, desenvolvido com recursos próprios da prefeitura. O projeto foi concebido para promover o acompanhamento das mulheres gestantes em situação de vulnerabilidade, visando à formação e orientação materna, a estimulação do aleitamento materno, a formação e fortalecimento de vínculos mãe-bebê, bem como o nascimento de crianças saudáveis e com maior qualidade de vida. São realizados encontros quinzenais para discussão desses temas e as gestantes em situação de vulnerabilidade recebem um kit natalidade com itens para contribuir na montagem do enxoval do bebê que está a caminho.

Esta é a segunda vez que Caarapó recebe o Selo Social ‘Prefeitura Amiga da Mulher’. No ano passado, o reconhecimento veio através do Projeto Maria Maria – que tem por objetivo a organização de grupos de mulheres através de atividades socioeducativas e oficinas de capacitação profissional, que contribuem na economia doméstica e favorecem seu protagonismo e autonomia.

Neste ano, o projeto de Caarapó foi considerado destaque entre os vencedores do prêmio, segundo informou a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres. “Isso muito nos honra”, disse o prefeito André Nezzi. “É sinal de que estamos no caminho certo em relação à nossa política de atenção às mulheres, que muito têm sofrido por conta de tantos agravos que se veem obrigadas a enfrentar”, ressaltou. O dirigente também destacou outras ações da prefeitura, com relevância especial para a instalação da chamada ‘Sala Lilás’, construída no espaço da Polícia Civil, com o objetivo de humanizar o atendimento de ocorrências de violência contra mulheres. “É um trabalho que envolve vários segmentos e temos que cumprimentar a equipe da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, a Secretaria Municipal de Assistência Social, as polícias Civil e Militar, o Poder Judiciário, o Ministério Público, enfim, todos que estão empenhados em contribuir para a solução dos problemas enfrentados pelas mulheres do nosso município”, pontuou o prefeito de Caarapó.

As propostas encaminhadas pelos municípios para concorrer ao selo foram avaliadas por um Comitê Julgador composto por representantes da Subsecretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Conselho Estadual de Direitos da Mulher, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Ordem dos advogados do Brasil (OAB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

O evento realizado em Campo Grande teve a presença do secretário de Cidadania e Cultura de MS, João Cesar Mattogrosso, da subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, prefeito de Caarapó e vice-presidente da Assomasul, André Nezzi, que representou a instituição, primeira dama caarapoense Paula Luísa Cusinato Leitão, secretária de Assistência Social de Caarapó, Janaína Guedes, coordenadora municipal de Políticas para Mulheres, Kamila Madureira da Silva, e representantes municipais.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.