MS-306 terá novo traçado que vai contornar cidade de Chapadão do Sul

Contorno vai desviar tráfego pesado de dentro do município, diminuindo riscos de acidente e melhorando a infraestrutura viária

Termo Aditivo do Contrato foi assinado na última sexta-feira, 04 – Foto: Assessoria

A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) e a Way-306 assinaram na última sexta-feira (4 de novembro) o Termo Aditivo do Contrato que autoriza a Concessionária a implantar um contorno viário que vai desviar o tráfego pesado da MS-306 do centro da cidade de Chapadão do Sul. A previsão de início das obras do contorno é 2023, com prazo de conclusão previsto até 2024.

A aprovação para alterar o traçado original da via aconteceu após análise técnica da AGEMS e o recebimento de contribuições em consulta pública que deu transparência à discussão.

O contorno, que terá 10 quilômetros, será construído a partir do entroncamento om a BR-060, margeando a linha férrea, interligando o traçado da MS-306 alguns quilômetros adiante. A conservação do trecho urbano será mantida pela Way-306 até o início da operação do anel viário, e após isso, será transferida para responsabilidade da Prefeitura de Chapadão do Sul.

“São adequações para dar mais segurança para todos os que utilizam a estrada e para quem mora na cidade. O contorno melhora a mobilidade, moderniza a estrutura viária e diminui muito os riscos de acidente”, explica o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

Hoje, a MS-306 corta a cidade de Chapadão do Sul ao meio, por onde passa um trânsito pesado de cargas, não só de Mato Grosso do Sul, mas do Norte e Centro-Oeste do Brasil. “Essa obra é um marco para o município, eliminando essa divisão que existe hoje na cidade, tão esperada pela população. A obra irá equacionar no futuro o problema com o trânsito dentro da cidade, além de proporcionar mais conforto e segurança aos usuários da MS-306, com mais fluidez no trânsito e menor risco de acidentes”, declara o presidente da Way-306, Paulo Nunes Lopes.

Pelo ajuste contratual, a concessionária fica desobrigada da responsabilidade das obras de adequação e melhorias na travessia urbana da MS-306 em trecho de 6,2 quilômetros, que serão transferidos para a prefeitura. No local, o município já divulgou que irá implantar um parque linear com diversos atrativos para a população.

“Chapadão do Sul vai expandir seu núcleo urbano com esse contorno viário, uma mudança necessária para melhorar o trânsito do município. Esse contorno vai melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais conforto e fluidez no trânsito para que viaja a longa distância, principalmente para o transporte de cargas pesadas”, informa o prefeito de Chapadão do Sul, João Carlos Krug.

A Agência e o EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) cuidarão em obter da União a delegação de trecho de 2,4 quilômetros da BR-060 que vai servir de ligação do entroncamento até o ponto onde começa o novo traçado a ser implantado.

A aprovação para alterar o traçado original da via aconteceu após análise técnica da AGEMS e o recebimento de contribuições em consulta pública realizada na Câmara Municipal de Chapadão do Sul.

Sobre a Way 306 – A Way-306 – Concessionária da Rodovia MS 306 S.A. assinou o contrato de concessão da rodovia MS-306 com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em 19 de março de 2020 e, a partir de 22 de abril, assumiu por 30 anos a responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, implantação de melhorias e ampliação da rodovia. A concessão estadual compreende toda a extensão da MS-306, desde o km zero, Divisa de MS/MT, até o km 218,1 no entroncamento com a BR-158, em Cassilândia (MS), e incorpora 1,4 quilômetro da BR-359, do km zero à Divisa MS/GO; totalizando 219,5 quilômetros. A rodovia MS-306 se desenvolve ao longo da divisa do Estado do Mato Grosso do Sul com o Estado de Goiás, atravessando três municípios: Costa Rica, Chapadão do Sul e Cassilândia, todos localizados na porção nordeste do Estado de Mato Grosso do Sul.

Sobre o Grupo Way: O Grupo é composto por empresas com experiência sólida no setor de construção e concessões, principalmente em rodovias (Engenharia e Comércio Bandeirantes Ltda; Senpar Ltda.; TCL Tecnologia e Construções Ltda. e TORC – Terraplanagem, Obras Rodoviárias e Construções) uma gestora global de investimentos em logística, real estate e infraestrutura GLP, e uma consultora de gestão empresarial (NL4 – Nunes Lopes Consultoria e planejamento).

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