Mesmo a distância, colação de grau emociona formandos de Medicina da UFGD

O formando Roque Beltrão, no drive thru para assinatura da ata de colação de grau – Assessoria/UFGD

Era para ter sido um dia repleto de abraços, com gente vindo de longe presenciar a conquista de suas meninas e seus meninos. Haveria palmas, flores e flashes de câmeras, música, becas e capelos no ar. Mas por um motivo que foge ao controle de todos, teve que ser diferente. “E foi incrível do mesmo jeito. Esperei a vida toda por esse momento e não teve nenhum defeito”.

Roque Beltrão Batista, de 25 anos, é um dos 38 médicos recém-formados pela UFGD, na primeira cerimônia de colação de grau realizada a distância na história da instituição. Em função da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, essa foi a maneira encontrada para antecipar a formatura dos acadêmicos, que agora passam a contribuir efetivamente no combate à grave emergência em saúde pública vivenciada pelo mundo.

Nascido em Anastácio/MS, Roque veio para Dourados a fim de realizar o sonho que o acompanhava desde criança. Após três anos de muito estudo, renúncias e tentativas, alcançou a aprovação na UFGD. “Tanto antes, como durante o curso, meus pais abdicaram de muita coisa, se sacrificaram para eu conseguir chegar onde cheguei. E mesmo de longe, minha família ficou muito emocionada”, conta o novo médico.

Conectados por videochamada, os familiares do formando acompanharam toda a cerimônia a distância, na tarde da última terça-feira (05/05). O evento, que foi organizado em formato de videoconferência entre a mesa diretiva da UFGD e os estudantes, teve transmissão aberta e em tempo real, pelo canal da Universidade na plataforma YouTube.

Após as formalidades on-line, todos os acadêmicos, em carros separados, passaram pelo drive thru da Unidade 1 (prédio da Reitoria) para assinar a ata da colação de grau e concluir definitivamente seu primeiro desafio na longa carreira de estudos que é a Medicina. “Agora estou ansioso para trabalhar. Quero continuar em Dourados e retribuir com esforço tudo que meus pais fizeram por mim”, diz o representante da turma, que é a décima sexta a se graduar pela UFGD.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.