Mercado vê com bons olhos reforma da Previdência e Ibovespa registra alta

O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) – indicador que mede o desempenho das ações negociadas no país – apresentou alta de 1,58% no início da semana e atingiu 74.594 pontos. De acordo com operadores, entre os principais fatores que impulsionaram a alta, está a expectativa de aprovação da reforma da Previdência.

O especialista em finanças, Marcos Melo, explica que quando há uma estimativa de bom desenvolvimento da economia, a tendência é que os indicadores positivos subam. Nesse caso, segundo o economista, isso pode mesmo ter uma relação com uma possível aprovação das mudanças no setor previdenciário. “O comportamento da Bolsa de Valores se baseia na expectativa de crescimento econômico. E uma expectativa de solução seria uma reforma da Previdência.”

Nas negociações que envolvem o governo e o Congresso Nacional, a intenção é apresentar um texto mais enxuto do que o original. Para o pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bruno Ottoni, caso haja uma reforma no sistema previdenciário, alguns pontos não podem ficar de fora. “O que o Brasil mais precisa hoje é justamente alguma idade mínima. Esse eu acho que seja o pilar mais importante. Além, da equiparação dos regimes gerais e dos regimes próprios de Previdência.

Entre os pontos que podem ser retirados da nova proposta está o que trata das aposentadorias rurais. Por ser um tema polêmico, a equipe econômica do Planalto resolveu excluir o item.

Regra de Transição

Após estabelecer a idade mínima para se aposentar (65 anos para os homens e 62 para as mulheres), a reforma prevê uma regra de transição para quem já contribui com a Previdência. O objetivo é diminuir o impacto para os trabalhadores que estariam perto de se aposentar. Portanto, caso a proposta seja aprovada, inicialmente, a idade mínima seria de 55 anos para os homens e 53 anos para as mulheres. Essa idade começa a subir a partir de 2020, na proporção de um ano de idade a cada dois anos que se passam. Dessa forma, em 2038, o piso para a aposentadoria seria atingindo, fixando as idades de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

Da Agência do Rádio Mais

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.