Mato Grosso do Sul comemora o Dia Nacional do Krav Maga

Aulão aberto de Krav Maga será realizado nesta quinta-feira, 18 de janeiro, às 19h30 – Divulgação

O dia da chegada de Grão Mestre Kobi ao Brasil para disseminar a prática da defesa pessoal israelense no país, com a mesma excelência aplicada em Israel, foi considerado a data oficial

Segundo o último anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no final de 2017, resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IEPA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Mato Grosso do Sul apresentou cidades com índices de homicídios que cresceram mais de 140% em 2016 com relação ao ano anterior.

Com isso em vista, a população tem buscado, cada vez mais, formas de se sentir mais protegida e segura. O Krav Maga, a defesa pessoal israelense, tem sido um desses métodos bastante procurados. A Federação Sul Americana de Krav Maga, a única representante oficial da modalidade no Brasil, México e Argentina e detentora da marca Krav Maga no Brasil, está presente no estado e registra o crescimento de praticantes da modalidade em 2017.

Segundo o israelense Grão Mestre Kobi (faixa-preta – 8º Dan), responsável pela Federação, o Krav Maga ter sido desenvolvido para que qualquer pessoa, independente de sexo, idade ou porte físico possa se defender de um ou mais agressores, armados ou não e voltar para casa em segurança é um dos fatores desse crescimento, além da eficiência da modalidade.

Por se tratar de uma arte de defesa pessoal e não um esporte, a responsabilidade sobre o ensino e a prática do Krav Maga é muito grande, pois lida coma vida e a segurança das pessoas. Dessa forma, a comemoração do Dia Nacional do Krav Maga (18 de janeiro) é importante, pois marca a chegada de Grão Mestre Kobi ao Brasil (em 1990) para apresentar o Krav Maga a civis e militares.

Grão Mestre Kobi começou a praticar o Krav Maga aos três anos de idade com Imi Lichtenfeld – o criador do Krav Maga. E foi o primeiro faixa-preta de Imi a sair do estado de Israel para difundir a modalidade pelo mundo.

Ao chegar ao Brasil, Grão Mestre Kobi se estabeleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde fundou e hoje dirige a Federação Sul Americana de Krav Maga. Ao longo destes anos, o Krav Maga Mestre Kobi vem realizando um trabalho extremamente sério e responsável. Ainda hoje, o método de prática e de ensino que aplica é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel.

Grão Mestre Kobi supervisiona pessoalmente a prática e a divulgação do Krav Maga no Brasil, na Argentina e no México, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos, seguindo os passos ditados por Imi.

O que é o Krav Maga – O Krav Maga foi criado por Imi Lichtenfeld, em Israel, na década de 40, para permitir a qualquer pessoa exercer o direito à vida. Com respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, o Krav Maga possibilita que qualquer cidadão comum possa voltar em segurança para casa.

Não há competições no Krav Maga e a modalidade é mundialmente reconhecida como defesa pessoal e não como arte marcial.  O treinamento orientado por profissionais qualificados transmite aos praticantes as diversas possibilidades de defesa. Os detalhes tornam a técnica eficiente e a instrução bem executada, prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de agressão.

Indicado para todas as idades – Do ponto de vista físico, o princípio desta modalidade de defesa é que os exercícios sejam exequíveis por qualquer pessoa, em seu ritmo próprio, respeitando o limite de seu corpo. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.

Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais seguras. Para se enfrentar situações de risco é preciso capacidade mental e isso se adquire por meio de práticas orientadas pelo instrutor.

A prática também influencia no comportamento. Atenção, disciplina e seriedade, saber diferenciar o certo do errado, usar o autocontrole, tudo isso é praticado.

O resultado de tudo extrapola os treinamentos e se reflete na qualidade de vida das pessoas. Hoje, civis e militares adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência em combate.

Para conhecer mais sobre o Krav Maga em Sergipe e sobre a modalidade, acesse: www.kravmaga.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.