Longen recebe coronéis do CMO para fortalecer Programa Soldado Cidadão

Para fortalecer a parceria e alinhar estratégias importantes sobre o Projeto Soldado Cidadão, projeto desenvolvido pelo SENAI e pelo Governo Federal, o presidente da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, recebeu nesta terça-feira (15/02), a visita dos coronéis do CMO (Comando Militar do Oeste), José Roberto de Melo Queiroz, e Alexandre Carvalhaes. A reunião também contou com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e o diretor-regional do SENAI em Mato Grosso do Sul, Rodolpho Mangialardo.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais o programa, o presidente da FIEMS destacou a importância da parceria e os resultados positivos que o Soldado Cidadão tem alcançado no Estado. Em Campo Grande, o programa atende 279 jovens militares e em Corumbá são 454 que recebem capacitação. Outro fator destacado durante a visita é a alta taxa de inserção do mercado de trabalho após a qualificação.

“Encontrar mão de obra qualificada é um desafio muito grande no nosso Estado. O Exército tem sido um parceiro muito importante nesse processo e temos alcançado muito êxito com o programa. Temos recursos e condições para qualificar, mas precisamos de parceiros fortes, como nesse caso”, enfatizou Longen.

O coronel José Roberto de Melo Queiroz, assessor de cooperação para programas e projetos do CMO (Comando Militar do Oeste) e coordenador do Projeto Soldado Cidadão em Mato Grosso do Sul, reforçou o interesse em fortalecer ainda mais o programa. “Precisamos integrar ainda mais esses jovens que estão recebendo qualificação com o mercado profissional, em breve o Ministério da Defesa estará no estado e aproveitamos para convidar o presidente Sérgio para uma conversa estratégica, levar o exemplo de Mato Grosso do Sul que tem tanto sucesso no programa para âmbito nacional”, disse.

Oferta de cursos do SENAI é destaque para ajudar a combater o desemprego

Durante a reunião, o coronel José Roberto Queiroz ressaltou ainda a importância da sincronização entre as demandas do mercado e a oferta de pessoas capacitadas e garantiu que o Ministério da Defesa vai somar esforços para fortalecer o programa. “Vamos trabalhar para que o programa cresça e para que possamos atingir o objetivo de desenvolver nosso País e diminuir o desafio do desemprego”, disse.

Em agosto de 2021, uma comitiva do Ministério da Defesa veio ao estado para conhecer a estrutura de laboratórios, salas de aula e, também, a Escola da Construção e se mostrou bastante satisfeita com o serviço prestado no Estado. “Nós temos mais voluntários do que vagas. A aceitação, quando oferecemos o programa, é imediata e é muito importante essa parceria com o SENAI para que possamos capacitar esses jovens que têm o sonho de seguir uma carreira e contribuir com a sociedade”, finalizou Queiroz.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.