Evento apresentará resultados de pesquisas nas áreas de melhoramento animal – Divulgação

A Embrapa Pantanal realizará um Dia de Campo sobre Melhoramento Genético Animal aplicado para a região pantaneira, durante a programação da Feapan – Feira Agropecuária do Pantanal deste ano.  Nele, o produtor rural além de obter mais informações de resultados de pesquisas nas áreas de melhoramento animal, ficará por dentro das novidades sobre estratégias de manejo nutricional de touros e outras tecnologias. O evento é gratuito e ocorrerá na manhã do dia 16 de novembro, das 9h às 11h, no Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, em Corumbá/MS.

Segundo um dos responsáveis pelo evento, o pesquisador da Embrapa Pantanal Urbano Abreu, o Dia de Campo será constituído por 4 estações, divididas da seguinte forma: “A primeira estação contará com duas palestras ministradas por pesquisadores Embrapa Gado de Corte: “Ganho econômico e Geneplus”, com Antônio do Nascimento Ferreira Rosa e “Manejo nutricional pós aquisição de touros em leilões”, com Luiz Orcírio Fialho de Oliveira. A segunda estação será destinada a 2 convidados parceiros da Embrapa: sendo uma palestra sobre o “Trabalho com a linhagem Lemghruber e as possibilidades de sua criação no Pantanal”, ministrada pelo proprietário da Fazenda Mundo Novo, Eduardo Penteado, e outra sobre “Suplementação de touros para leilão e pré-estação de monta”, apresentada pela veterinária integrante da equipe técnica da Servsal Nutrição Animal, Ana Cristina Andrade Bezerra. A quarta e última estação contará com duas apresentações dos pesquisadores da Embrapa Pantanal: “Histórico Rebanho Nelore Nhumirin”, com Urbano Gomes Pinto de Abreu e “Biotecnias reprodutivas no Pantanal – IATF e aumento de prenhes”, com Juliana Corrêa Borges Silva. No encerramento, para a confraternização dos participantes, será servido um tradicional churrasco, ofertado pela leiloeira Leiloboi”, concluiu Urbano.

O evento está inserido no projeto de difusão de tecnologia do projeto ‘Transferência de tecnologia e prospecção de demandas em programas de melhoramento genético para a produção sustentável de carne bovina’. As inscrições serão realizadas no dia do evento.

Serviço:

Evento: Dia de Campo Melhoramento genético animal para o Pantanal.

Data: 16 de novembro de 2018 (manhã)

Local: Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, em Corumbá/MS –  Avenida Nossa Senhora do Carmo S/N – coordenadas: 19.040038’ – 57.620492’, município de Corumbá/MS

Programação:

09h00 – 09h20 – Estação Embrapa Gado de Corte:

Ganho econômico e Geneplus – pesquisador Antônio do Nascimento Ferreira Rosa;

Manejo nutricional pós aquisição de touros em leilões – pesquisador Luiz Orcírio Fialho de Oliveira.

09h30 – 09h45 – Estações convidados:

Trabalho linhagem Lemghruber – Eduardo Penteado, Fazenda Mundo Novo;

Suplementação de touros para leilão e pré-estação de monta –  Ana Cristina Andrade Bezerra, SERVSAL.

10h05 – 11h00 – Estação Embrapa Pantanal:

Histórico Rebanho Nelore Nhumirin e leilões anteriores – pesquisador Urbano Gomes Pinto de Abreu;

Biotecnias reprodutivas no Pantanal: IATF e aumento de prenhes – pesquisadora Juliana Corrêa Borges Silva.