Hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

Palestra em prol da campanha Janeiro Branco foi na última sexta-feira, 17 – Asessoria

O Hospital Regional de Cirurgias da Grande Dourados (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul, promoveu na última sexta-feira (17/01) palestra em prol da campanha Janeiro Branco. ‘Nós podemos mudar o mundo e torná-lo melhor. Está em suas mãos fazer a diferença’, foi o tema da ação que tem como foco orientar e prevenir profissionais e usuários do hospital sobre os cuidados relacionados à saúde mental. Nesta segunda-feira (20), a psicóloga Savana Ody conduzirá palestra sobre depressão e ansiedade para encerrar a campanha.

“Nosso intuito é mostrar para os colaboradores sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, principalmente para quem atua no ambiente hospitalar. Realizamos uma roda de conversa com dinâmicas para liberarmos as emoções, tensões e integrarmos a equipe. Enfatizamos o processo de aceitação e como olhar para o outro com empatia e compreensão”, disse a terapeuta e coach Rosângela Martins da Rosa. Após a roda de conversa a terapeuta conduziu uma dinâmica que integrou a equipe multidisciplinar. Também houve momento para reflexão entre os participantes.

A terapeuta ressalta a importância da ajuda de um profissional capacitado. “Essa campanha vem para quebrar os tabus e resistência que muitos têm ou até evitam procurar um profissional da saúde mental. Ressaltamos que o processo de aceitação e ajuda são necessários”, explicou.

Janeiro Branco – A Campanha Janeiro Branco é dedicada a promover a psicoeducação das pessoas e instituições, promovendo a Saúde Mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos por meio de debates, reflexões, palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas e outras formas de intervenções. A iniciativa foi pensada na promoção de Saúde Emocional com estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido.

Governo de MS - IPVA