Uniões Europeia e Africana também aderiram à proposta

O presidente Lula durante lançamento da Aliança Global Contra a Fome © Tomaz Silva/Agência Brasil

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, idealizada pelo Brasil, será lançada na abertura da cúpula do G20 nesta segunda-feira (18), com adesão de 82 países. O objetivo da aliança é intensificar os esforços globais para erradicar a fome e a pobreza, que são prioridades nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Todos os países do G20 já aderiram à aliança, com a Argentina sendo a última a confirmar sua participação e se tornando um membro fundador.

Além dos países, a União Europeia e a União Africana também anunciaram adesão, assim como 24 organizações internacionais, nove instituições financeiras e 31 organizações filantrópicas e não governamentais.

A adesão, iniciada em julho e ainda aberta, é formalizada por uma declaração que define compromissos gerais e específicos, ajustados às prioridades e condições de cada signatário.

Entre as iniciativas, destacam-se os “Sprints 2030,” que buscam erradicar a fome e a pobreza extrema por meio de políticas e programas em larga escala.

A Aliança Global pretende beneficiar 500 milhões de pessoas com programas de transferência de renda em países de baixa e média-baixa renda até 2030, ampliar as refeições escolares de qualidade para mais 150 milhões de crianças em regiões com altos índices de pobreza infantil e fome, e arrecadar bilhões em créditos e doações através de bancos multilaterais de desenvolvimento para financiar esses e outros programas.

A aliança contará com governança própria vinculada ao G20, mas aberta a nações fora do grupo.

A administração será conduzida por um Conselho de Campeões e pelo Mecanismo de Apoio. A governança completa deverá estar operacional até meados de 2025, com o Brasil assumindo funções essenciais de suporte temporário até então.

  • Com Agência Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.