FUNED larga 17º Interdistrital neste domingo no Panambi

Competição terá o seu início na manhã deste domingo no distrito do Panambi – Foto: Waldemar Gonçalves – Russo

A Prefeitura Municipal de Dourados, por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados), estará às 08 horas deste próximo domingo largando no distrito do Panambi a 17ª edição do campeonato Interdistrital de futebol de campo.

A competição que neste ano está distribuída em três chaves com três equipes cada uma, será encerrada às 15 horas do dia 1º de dezembro em jogo único com a grande decisão, antes porém haverá a preliminar para se saber quem será o terceiro colocado.

A abertura do campeonato será realizada no Panambi, em razão da equipe do Veteranos Panambi ter sido o campeão da edição do ano.

Após a abertura com o desfile das nove delegações com no mínimo dez atletas devidamente uniformizados, haverá o primeiro jogo da competição, que será entre a equipe campeã do ano passado, Veteranos do Panambi contra o Colonial de Indápolis.

As chaves

No sorteio das chaves com a presença dos representantes das equipes, elas ficaram assim montadas: Na chave “A” ficaram as equipe dos Veteranos Panambi, Nacional de Vila Vargas e Colonial de Indápolis.

Na “B” estarão a A.A.V.F (Associação Atlética Vila Formosa), A.A.V.V (Associação Atlética Vila Vargas) e Clube Atlético Panambi enquanto na “C” estão às equipes do Santo Antônio da Picadinha Futebol Clube, e as duas equipes da Vila São Pedro, sendo elas, o Esporte Clube Cooperativa e o Esporte Clube São Pedro.

Definidas as chaves, as oito melhores equipes em pontuações ao longo da competição entrarão na fase do mata a mata, com a 1ª colocada enfrentando a 8ª, a 2ª a 7ª, a 3ª a 6ª e a 4ª enfrentando a 5ª colocada.

Novidade

A novidade este ano é que, ao contrário das edições anteriores, as partidas serão realizadas no período da manhã, exceto as decisões de terceiro e primeiro lugares, que serão à tarde.

Jogo único

Outra novidade desta edição é que a final será em jogo único, no estádio da equipe que realizou a melhor campanha durante a competição antes, porém, haverá a preliminar com a disputa do terceiro lugar.

Haverá troféus e medalhas para os três primeiros colocados e troféu para o melhor goleiro e o artilheiro, além de troféu para a equipe mais disciplinada.

Os campeões

Desde o início da competição, a equipe que mais conquistou títulos foi o Santo Antônio do distrito da Picadinha com quatro, sendo eles em 1.990, 2003, 2004 e em 2006.

A segunda equipe a ganhar mais títulos é o Panambi Veteranos, que é a campeã do ano passado com três, sendo os dois últimos em 2012 e 2013.

Com dois títulos estão as equipes do Esporte Clube Zanata -1992 e 98-, Esporte Clube Nacional -1999 e 2001-, o Esporte Clube São Pedro -2002 e 2005- e a A.A.V.V (Associação Atlético Vila Vargas) nos anos de 1997 e 2017.

Com um título encontra-se no balanço geral da FUNED a equipe do Colonial Esporte Clube de Indápolis, enquanto em 1993, 96, e 2000 bem como em 2014 a 2016 não teve a competição.

O Interdistrital retornou em 2017 com o A.A.V.V em cima da equipe do Esporte Clube São Pedro.

O Campeonato Interdistrital FUNED de futebol de campo tem apoio das secretarias de Saúde e Serviços Urbanos e da GMD (Guarda Municipal de Dourados) e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).