Escola do Sesi de Dourados conquista 3º lugar e segue para etapa nacional de torneio de robótica

A MegaMentes, time oficial de robótica da Escola do Sesi do Dourados – Divulgação

Em mais uma vitória emocionante, o time oficial de robótica da Escola do Sesi do Dourados, a MegaMentes, classificou-se na etapa regional do torneio FLL (First Lego League) e, agora, prepara-se para a fase nacional da competição, que será nos dias 6, 7 e 8 de março, em São Paulo (SP). O torneio de robótica faz parte de um programa internacional de exploração científica que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar, além de reunir alunos de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

A MegaMentes conquistou o 3º lugar entre os cinco classificados na etapa regional do FLL, que foi disputada em Vitória, no Espírito Santo, nos dias 14 e 15 de fevereiro. Além da classificação geral, a equipe da Escola do Sesi de Dourados também foi o grande destaque com o “Desafio do Robô”, conquistando o 1º lugar na categoria em que os jovens estudantes criam e programa robôs autônomos para realizar missões na mesa.

Diretora da Escola do Sesi de Dourados, Sibele Garcia relata a emoção dessa conquista. “É com orgulho que recebemos essa vitória, técnicos e equipes trabalharam duro para que a gente chegasse aqui. Estaremos focados na nacional, treinando exaustivamente para mais uma conquista, eu tenho um orgulho enorme dos nossos alunos e dos técnicos, e em dizer que o Sesi é referência em robótica. Agraço os nossos técnicos Wesley Sarati e Priscilla Franco, e a todos os parceiros que colaboram com o nosso resultado”, avaliou.

Técnicos

Técnico da equipe, o professor Wesley Sarati Coelho conta que a vitória é fruto de um trabalho de longo prazo, que vem sendo desenvolvido com apoio e investimentos da área de Educação do Sesi em robótica e inovação. “Há cinco anos participamos dos torneios da FLL e, pela primeira vez, ficamos no pódio da categoria Champions”, ressaltou.

Ele completa que a sensação é única. “Além das competências relacionadas à tecnologia, a robótica trabalha bastante o desenvolvimento pessoal dos alunos e, como professor, é uma satisfação muito grande ver o desempenho desses alunos. Estamos curtindo esse momento e, amanhã, já voltamos com tudo aos treinos e pleiteamos uma vaga para a etapa internacional”, apostou.

A outra técnica da equipe, professora Priscillla Keroline Franco Neto, comenta como foi gratificante participar do torneio de robótica. “Foi muito emocionante ver todo nosso trabalho trazendo resultados. Nossos alunos viram que todo o esforço que eles fizeram deu frutos, foi muito importante. Estou com muitas expectativas para o nacional, temos uma chance muito boa”, acrescentou.

A equipe

Integrante do MegaMentes, o aluno Gustavo da Silva Godoy ainda está vibrando com a conquista do terceiro lugar. “Sempre que vou falar do FLL fico sem palavras, porque a gente ama aquilo de coração. É sempre uma experiência única estar lá com essa equipe que se tornou nossa família, aprendemos muito juntos, estudamos muito, resolvemos problemas e sempre fomos muito unidos. É uma vibe muito incrível. Torcemos e quando vimos o MegaMentes em terceiro lugar foi uma coisa louca, ainda estamos sem palavras”, comemorou.

O aluno Heitor Borges Cassuci, que também participa do time, já está de olho na etapa nacional. “O torneio foi incrível, fizemos muitas amizades, aprendemos bastante, compartilhamos, e percebemos que, com muito treino, alcançamos um bom resultado e nossa meta. Foi inexplicável a felicidade de tudo ter dado certo e, agora, é treinar mais ainda para o nacional”, declarou.

A aluna Maria Eduarda da Silva Kuhn conta sobre a experiência de participar do torneio.  “Estou muito grata, foi uma experiência muito boa, todos os resultados que nos obtivemos foi através de muitos treinos, mesmo cansados treinávamos todos os dias e, agora, vamos que vamos para a nacional”, comentou. A colega dela, Yasmin Fidelis, afirma que o torneio lhe trouxe muito conhecimento. “O torneio foi uma experiência incrível, nós vivemos novas emoções, conseguimos aprimorar conhecimentos, ver novas experiências, isso ajudou muito para que a gente possa crescer cada vez mais”, finalizou.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.