Equipe Eletric Storm é campeã do Torneio Interclasse de Robótica de Aparecida do Taboado

A equipe Eletric Storm, do 8º ano do ensino fundamental da Escola Sesi de Aparecida do Taboado, sagrou-se campeã do Torneio Interclasse de Robótica, no último sábado (29/10). Com o resultado, o time garantiu vaga para o torneio estadual da modalidade, que será disputado em Campo Grande nos dias 18 e 19 de novembro.

O torneio foi realizado nas dependências da Escola Sesi e reuniu cerca de 300 pessoas, que acompanharam com as disputas na modalidade FIRST Lego League Challenge (FLL), voltada a alunos dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo da competição é proporcionar aprendizado de uma forma divertida, assim como a prática dos valores pessoais de cada um por meio de atividades relacionadas à robótica. Ao todo, participaram cinco equipes envolvendo 80 alunos.

As avaliações da FLL foram feitas nas categorias: projeto de inovação; core values; design do robô; e desafio do robô. O tema da temporada 2022/2023 é “Super Powered: Como melhorar a jornada da energia na sua comunidade?” Com base nesta temática, cada time de robótica desenvolveu um projeto de pesquisa científica, que pode se transformar em uma solução real, acessível para a população.

O time do 6º ano desenvolveu o projeto “Utilização dos estercos aviários de Aparecida do Taboado para produção de energia elétrica”. O time do 7º ano desenvolveu o projeto “Montagem de carregador portátil movido a energia motriz”. O time do 8º ano desenvolveu o projeto “Gasto excessivo de energia elétrica e gás de cozinha pelas famílias e empresas no município de Aparecida do Taboado”. E o time do 9º ano desenvolveu o projeto “Gerar energia limpa, de baixo custo e sustentável através de uma bicicleta”.

A diretora da unidade escolar, Graciete Aparecida de Barros Geraldo, parabenizou a equipe pedagógica e os alunos envolvidos na competição. “Agradeço imensamente ao apoio das famílias e da equipe docente e administrativa que se empenharam para realização do Torneio de Robótica. A alegria dos estudantes foi contagiante, eles se empenharam e realizaram projetos incríveis, voltados aos problemas da nossa comunidade”, afirmou.

“Foi bastante trabalhoso organizar o torneio, mas com muito trabalho em equipe da nossa sala conseguimos terminar no tempo certo. Todos contribuíram para o Projeto de Inovação com a habilidade de cada um, e na mesa foi da mesma forma. Os ensaios foram feitos com muita dedicação”, contou a estudante Sofia Marques da Silva Protz, do 8° ano.

“Esse foi o primeiro ano em que minha filha participou do Torneio de robótica. Todos ficamos muito felizes com o resultado, foi muito gratificante ver o empenho, a dedicação e a união entre os alunos integrantes da equipe e também a união entre as equipes adversárias, um torcendo pelo outro. Hoje tenho a certeza que foi a melhor escolha ter colocado nossa filha no Sesi”, disse Fernanda Rodrigues, mãe da estudante Clara Yumi, do 6º ano.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.