Reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quinta-feira – Foto: A. Frota

Uma reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (14) tratou da organização para implantação do Projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas e Residência e da Preceptoria no SUS – DGPSUS na cidade de Dourados, um dos dois municípios do Centro Oeste contemplados para receber as ações que visam a qualificação de preceptores por meio de intervenções no contexto real do mundo do trabalho, onde estão inseridos os residentes e graduandos das profissões em saúde.

O programa é do Ministério da Saúde, através do Departamento de Gestão da Educação na Saúde e tem o aporte do Conass, Conasems, Cosems e Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. A Secretaria Municipal de Saúde se inscreveu para receber o programa e foi contemplado.

Conforme Josiane França Peralta Dan, do núcleo de Educação em Saúde, do departamento de Gestão Estratégica do SUS, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, o destaque do projeto são as intervenções na realidade dos participantes das iniciativas educacionais com foco na transformação do ‘mundo do trabalho’. “O programa visa contribuir com a capacitação de profissionais inseridos no processo ensino-trabalho em saúde e no processo de expansão e qualificação dos programas de residência”, disse.

Em suma, a oferta da qualificação visa contribuir para a melhoria da atenção à saúde no SUS, no sentido de ampliar a qualidade, o acesso e a integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde.