Dez mulheres concluem curso de Operador de Pá Carregadeira da Prefeitura de Itaquiraí

Instrutor David, Coordenadora Lucy, participantes do curso de Operadora de Pá Carregadeira e, à esquerda, a coordenadora Rozivânia – Foto: Guiomar Biondo

A Prefeitura Municipal de Itaquiraí, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher, concluiu a realização de mais um curso profissionalizante. Desta vez foi o de Operador de Pá Carregadeira para Mulheres, que contou com dez participantes.

O instrutor de Mecanização do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) David Bambil Dias, formando em engenharia agronômica, ministrou o curso nos dias 25, 26 e 27 de junho, com 24 horas de aulas, sendo as teóricas na sala de reuniões da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e as práticas no pátio da Secretaria Municipal de Obras, ministradas pelo.

As participantes foram qualificadas e capacitadas sobre as técnicas de operar o maquinário e realizar procedimentos de escavação, amontoamento, carga e descarga de terra. As participantes também aprenderam sobre segurança e saúde do trabalhador e preservação do meio ambiente; manutenção diária antes do trabalho; funcionamento geral da pá carregadeira; operação da concha e operação a campo.

“O curso foi um sucesso. Mais uma vez, foi possível realizá-lo devido às parcerias com o Senar, Sindicato Rural Patronal de Naviraí, Prefeitura de Itaquiraí e a Coordenação de Políticas Públicas para Mulher de Itaquiraí”, afirma a coordenadora Lucy Zampiva. “Também contamos com os apoios das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Obras”, informa coordenadora Rozivânia Quevedo.

“Agradecemos o total apoio do prefeito Ricardo Fávaro que, prontamente tem dado o aval para que possamos buscar e oferecer diversos cursos semi profissionalizantes, profissionalizantes ou técnicos”, finalizou Lucy.