Cultura de Dourados ganha força com FIP e outros projetos

O município abriu o edital do FIP – Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural

Após quatro anos parado, o Edital do FIP – Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural está novamente aberto a todos os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura de Dourados.

O FIP tem como objetivo estimular e fomentar a produção artística e cultural de Dourados, dando suporte financeiro a projetos, estritamente de natureza artística e cultural, de iniciativa de pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito público e privado.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Francisco Marcos Rosseti Chamorro, o Kinho, através do Edital será injetado na economia cultural do município o de valor de R$ 195.000,00 (Cento e noventa e cinco mil reais) a serem distribuídos em montantes de igual valor entre 7 (sete) áreas culturais: Artes Cênicas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Livro/ Leitura/Literatura, Música e Folclore/ Manifestações Típicas Culturais.

“Dourados tem um potencial cultural enorme, com grandes artistas e um mercado consumidor de cultura que precisa de apoio, mas todo esse processo deve sempre estar pautado pela legalidade e ética” ressaltou o secretário.

Kinho explicou ainda que fortalecer as atividades culturais já existentes, apoiar e valorizar os artistas locais, buscar recursos estaduais e federais para auxiliar a cultura douradense são algumas das principais metas estabelecidas pela pasta.

Além disso, a atual gestão vem trabalhando em outras frentes. A primeira delas é para efetivamente consolidar o processo de revitalização da Usina Filinto Muller, mais conhecida como Usina Velha e revitalização do Teatro Municipal de Dourados. A segunda é com relação a reabertura das Bibliotecas Públicas Municipais que passaram a ser consideradas equipamentos culturais, sob responsabilidade da SEMC.

Também está sendo feito um mapeamento das obras do Museu Histórico de Dourados que serão fotografadas e catalogadas para posteriormente serem disponibilizadas em uma Galeria virtual que estará dentro do site da Prefeitura Municipal.  O secretário Kinho salienta que “As pinturas e esculturas premiadas nos Salões de Arte de Dourados que fazem parte do acervo do Município já foram fotografadas junto com todas as imagens referente aos patrimônios municipais tombados de Dourados e esse material gráfico já está disponível para a população”.

Ainda dentro do aspecto de fortalecimento da economia cultural, a secretaria está intermediando o repasse do recurso referente a Lei 14/017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Os critérios e as normativas deste processo são de competência do Governo Federal, cabendo a Secretaria realizar Editais e processos de cadastramento para recebimento de auxílio.

“Estamos trabalhando incansavelmente para que o repasse seja feito de forma correta, seguindo os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, pontua Kinho.

O Secretário enfatizou ainda que as portas da Secretaria Municipal de Cultura estão abertas de forma literal e figurativa “Estamos aqui todos os dias para atender ao Artistas locais que queiram conversar conosco”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.