• Por Gilclér Regina

Assim que desembarcava as suas tropas nos países que estava prestes a invadir, Júlio César mandava queimar todos os seus próprios barcos e dizia: “Amigos, agora é conosco! Nós não podemos voltar. Ou nós conquistamos esse país ou morremos juntos”.

Algumas pessoas tem um emprego. Outras tantas tem uma carreira. Outros ainda tem empresas ou são autoridades.

Mas todas as pessoas tem uma vocação e poucas são aquelas que tem a coragem de usá-la. Você quer ter uma vida de resultados? Então decida o que você é, pelo que você quer ser lembrado, e quais são as prioridades do seu coração e do seu pensamento.

Qual é o seu legado? O que você vai deixar para as outras gerações? Você tem uma grande oportunidade para você exercer sua vocação, sua cidadania, seu espírito voluntário e imagine quantas pessoas são beneficiadas nisso?

Já não chega o mundo de transformações que vivemos, as novas tecnologias que irão invadir nossas vidas, a violência nas cidades. Você pode ser um ponto fora da curva neste universo. Eu e você juntos somos mais nesta causa.

Vamos exemplificar: Você não é fluente em inglês hoje? Você sabe por que? Porque você não começou a estudar inglês há três anos atrás! Você não tinha dinheiro para começar a estudar? Ah! mas tinha para gastar! Afinal, quais são as suas prioridades?

Porque há três anos atrás você não gastou menos em cerveja e investiu mais em conhecimento, como um desses excelentes cursos que estão disponíveis na Internet, na associação de sua cidade, em palestras ou na biblioteca pública mais próxima? Ou, por que não, numa destas escolas especializadas?

Isso parece auto-ajuda para você? Não é! Soa auto-motivação? Se for, ajuda sim! Mas isso é conscientização! Isso é educação!  Isso é MENTALIDADE.

Mesmo que o seu tempo não seja aquilo que você acredita ter, ele ainda lhe dá o direito de levantar a sua voz e participar.  Se você não faz ou pensa isso todos os dias, então ninguém precisa de você.  Se o seu líder não cobra isso de você todos os dias, sua instituição também não precisa dele.

Algumas pessoas dizem que nós vivemos um período de recessão econômica e culpam a economia pela queda nos negócios. Tudo bem, tem havido muita coisa errada no país. Mas isso não pode nos impedir em crescer, em prosperar e em ajudar nosso próximo.

Você está patinando? E as outras milhares de pessoas que não estão patinando, pelo contrário, estão prosperando? O que explica uns irem bem e outros irem mal?

Em algumas empresas, algumas pessoas tiveram a coragem de ir até os seus limites para criar coisas novas e deixar a sua marca para o futuro. Ou saíram incansáveis de uma garagem para se tornarem poderosas. Já ouviu falar de Uber? Domina o mundo dos táxis sem ter um táxi. E de Netflix? Não tem um cinema físico e domina o mercado de filmes em 200 países. E Airbnb? Não tem um hotel e é a maior rede hoteleira do mundo. E a Tesla? Tem os carros mais desejados do mundo hoje e não tem uma concessionária.

Em outras tantas, o oposto também aconteceu. Nada mudou e a conseqüência disso se reflete até hoje. Crise, momentos difíceis, desemprego…  Tudo porque hoje você está escrevendo o seu futuro e ontem você escreveu o que é o seu hoje.

Quando uma empresa para de querer inventar, de querer crescer, de querer inovar, ela perde a sua coragem, e consequentemente perde as melhores pessoas e os melhores talentos. E quando isso acontece, quando ela pensa em não perder ao invés de ousar para ganhar, é só uma questão de tempo para quebrar.

POR QUE FALAR ISSO? Porque também temos que nos reinventar. Todos nós temos uma vocação!  Você tem uma vocação! Essa vocação precisa ser usada. O sucesso não é de quem sabe, mas de quem faz. Inteligente não é quem sabe muito, mas quem aplica aquilo que sabe.

O segredo para enfrentar o medo é estar preparado. Comece hoje a ser guerreiro o suficiente para ser criança de novo nos seus sonhos e adulto nas suas conquistas.

Escolha a sua vocação com determinação coragem, Se você fizer isso, você estará em excelente companhia como Gandhi, Bill Gates,  Ayrton Senna, Mozart, Beatles, Jorge Amado, Machado de Assis, Einstein, Moisés, Madre Teresa, Shakespeare, Aristóteles, Platão, o Bombeiro de plantão que salva a vida de crianças soterradas no desabamento dos seus barracos ou no acidente de moto na esquina, os Médicos formados em Harvard que vivem na África para combater a proliferação da AIDS, enfim  todas são pessoas como você. São seus irmãos desta vida!

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina é Escritor e Palestrante Profissional

Uma pessoa simples que se transformou num dos mais reconhecidos Conferencistas do país, com atuações também no exterior.

(PALESTRAS): www.gilclerregina.com.br/contato