Administração municipal garante a aplicação dos recursos do IPTU em obras para a população – Foto ilustrativa

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode ser pago com desconto até amanhã – sexta-feira (15). Pela regra, quem optar pelo pagamento do imposto integral, em cota única, terá direito a redução de 20% do tributo.

Outra opção é fracionar o pagamento do imposto. Nesse caso, o IPTU pode ser parcelado em até cinco vezes. O prazo para pagamento da primeira parcela também vence nesta sexta-feira. As demais vencem em 15 de abril, 15 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

Os recursos decorrentes do pagamento do IPTU são utilizados pela administração municipal no pagamento de despesas e investimentos em obras de infraestrutura do município, além de também custear serviços considerados essenciais para a população, como saúde, educação e assistência social, dentre outros. A cobrança é feita para toda propriedade ou imóvel urbano, com exceção das isenções previstas em lei municipal.

O prefeito André Nezzi (PDT) comenta que é importante que o cidadão contribua com o pagamento em dia do IPTU. “Além de melhorar os serviços prestados à população, esses recursos permitem a realização de obras com verba própria, como pretendemos realizar na nossa cidade e distritos”, observa. “Assim, se cada um cumprir com o seu dever, teremos maior capacidade financeira para atender as demandas da população”, acrescenta.

O dirigente garantiu ainda a reedição da campanha IPTU Premiado, que este ano repetirá a premiação de 2018, com sorteio de motocicletas, televisores, tablets e notebooks.

Os cupons que garantem a participação do contribuinte em dia com o IPTU poderão ser retirados ao longo do ano na sede da prefeitura, em período a ser oportunamente informado pela administração municipal. O sorteio é geralmente feito no dia 31 de dezembro, por ocasião das comemorações da virada do ano.