Com mais de 16 mil abordagens, 3º Batalhão fecha semestre com a captura de 74 foragidos

A estratégia implementada pelo comando do 3º Batalhão da PM de Dourados, para aumentar a efetividade do policiamento ostensivo e preventivo, é privilegiar ações de abordagens a pessoas e veículos através das diversas equipes ordinárias e extraordinárias que diariamente estão a disposição para exercer esta função de policiamento em Dourados.

No primeiro semestre de 2021 as ações preventivas somaram mais de 16 mil abordagens a pessoas com média de quase 100 abordagens dia, aproximadamente 7 mil veículos vistoriados com o recolhimento de 10% do volume vistoriado, mais de 2,5 toneladas de drogas apreendidas na região de Dourados, apreensão de 10 armas de fogo e o encaminhamento de 528 pessoas as delegacias pelo cometimento de crime ou contravenção penal.

As ações preventivas se distribuíram ordenadamente em toda a região leste de Dourados e em apoio a 9ª Companhia Independente da PM de Dourados na região oeste da cidade.

Equipes do GETAM e Força Tática, bem como equipes do Pelotão de Trânsito, atuaram em toda a cidade, promovendo policiamento ostensivo massivo nos bairros com maior incidência criminal, maior fluxo de trânsito e de pessoas.

A visão estratégica da unidade, comandada pelo Tenente Coronel PM Helbert desde novembro de 2020, é possibilitar uma gestão operacional mais integrada a comunidade, implementando desta forma o chamado METODO I.A.R.A, que significa identificar, analisar, responder e avaliar.

O policiamento orientado para o problema, pressupõe que os crimes podem estar sendo causados por problemas específicos e talvez contínuos na mesma localidade, possibilitando a polícia identificar e atacar a causa do crime.

Identifica-se o problema, analisa-se o ambiente criminal e seus atores, implementa-se resposta adequada à eliminação ou diminuição do problema, e, por fim, são avaliados os resultados, com base em estatísticas criminais e outros modos de aferição.

Os índices de aumento da sensação de segurança, redução da incidência criminal e queda gradativa nos chamados emergenciais via 190 são ótimos indicativos de que a estratégia adotada pelo comando da unidade está produzindo os resultados esperados e deve ter continuidade.

O comando do 3º Batalhão visa implementar outras estratégias nos próximos meses e principalmente no bimestre final do ano de 2021, contando com apoio do dos alunos em formação do Curso e Formação de Soldados da PMMS, que terá como sede de ensino a unidade policial em Dourados.

Acompanhe as ações da Policia Militar pelo site da PMMS www.pm.ms.gov.br ,  e siga-nos também em nossas redes sociais pela nossa fanpage no Facebook https://www.facebook.com/3bpmdourados  e  no Instagram @3bpmddos.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.