Nova sala cirúrgica do Hospital Regional de Ponta Porã – Divulgação

Foi ativada no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã) mais uma sala cirúrgica destinada a pequenas cirurgias e procedimentos de pequeno porte. Para que a sala fosse ativada com segurança e qualidade, foram realizadas manutenções nos equipamentos e na mesa cirúrgica. Com a ativação desta sala, já foram realizados mais de 45 procedimentos cirúrgicos do dia 22 de fevereiro até o dia 27 de fevereiro de 2019, atendendo ao objetivo de agilizar e otimizar a realização das eletivas, pois ficarão disponíveis duas salas cirúrgicas para procedimentos mais complexos. Neste mesmo período, foram realizadas 22 cirurgias ortopédicas. Também foram restabelecidas as cirurgias eletivas das especialidades de Cirurgia Geral e Cirurgia Ginecológica.

O serviço de tomografia também está em pleno funcionamento, e serão ofertados para o mês de março mais de 250 exames eletivos de tomografia.

O diretor geral do HR, Gustavo Pauletti Vasconcelos, explicou que a prioridade da unidade é fornecer um atendimento com qualidade à população de Ponta Porã e região, e para isso, várias medidas estão sendo tomadas.

“Essa é a nossa prioridade, levar um serviço de qualidade à população. Nesta semana ocorreu a ativação da sala cirúrgica numero três, para cirurgias de pequeno porte como redução ortopédica e curetagem, e as outras duas salas ficam disponíveis para a realização de cirurgias de média complexidade, urgência e emergência e eletivas. Também estaremos esta semana em Campo Grande, pois o Hospital foi pré-selecionado para participar do projeto “PROADI- SUS” Paciente Seguro”, em parceria com hospitais de excelência do Brasil como o Albert Einstein e Moinhos de Vento, sendo que eles nos auxiliarão a melhorar a qualidade da segurança do paciente”, explicou o diretor.

Filas zeradas

O HRPP teve um aumento significativo no número de cirurgias realizadas no ano de 2018. Em um comparativo com os anos anteriores, houve um aumento de 712% na realização de cirurgias eletivas. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no ano de 2016, foram realizadas 24 cirurgias eletivas no período de janeiro a agosto. Em 2017, após administração do Instituto Gerir, foram realizadas 122 cirurgias no mesmo período, enquanto que em 2018 foram realizadas 195 eletivas, neste mesmo período. A fila de espera por cirurgia eletiva de laqueadura foi zerada em outubro de 2018, o que nunca havia acontecido antes no Hospital Regional de Ponta Porã.

A unidade é referência de atendimento da população dos municípios de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru que, juntos, contemplam mais de 220 mil habitantes.

O Hospital Regional de Ponta Porã oferece atendimento de baixa e média complexidade nas unidades de internação (Clínica Médica, Clínica Ortopédica, Clínica Cirúrgica, Clínica Obstétrica e Clínica Pediátrica) e UTI adulto. No Centro Cirúrgico são realizadas cirurgias de médio e pequeno porte e Pronto Atendimento em regime de livre demanda ou referenciada.