Quem está interessado em ingressar em uma faculdade de comunicação, encontra uma grande variedade de cursos disponíveis e de oportunidades de carreiras a serem seguidas. Afinal, essa é uma área ampla e que está em constante mudança.

A primeira coisa que o estudante precisa saber é que, basicamente, a área de comunicação envolve todos os mecanismos que produzem e transmitem informações de diferentes gêneros. É, portanto, um ramo que exige constante atualização, criatividade, curiosidade e conhecimentos gerais.

Se você se interessa pelo ramo, mas ainda não decidiu qual o curso ideal para os seus gostos e objetivos, conheça aqui as principais carreiras na área de comunicação!

Audiovisual

Atuando nos bastidores de diferentes tipos de produção de vídeos de diferentes segmentos, seja publicitário, documentário, jornalístico ou institucional, o profissional da área de Audiovisual tem um mercado amplo pela frente – sobretudo, no atual auge da tecnologia, em que os vídeos têm ganhado cada vez mais espaço em diferentes meios de comunicação.

O profissional dessa área pode seguir carreira na produção de vídeo e também em outras etapas desse desenvolvimento, como elaboração de roteiro, fotografia, animação, iluminação e cenografia, por exemplo.

Relações Públicas

Responsável pela comunicação de uma empresa, o profissional da área de Relações Públicas planeja e desenvolve projetos para o relacionamento interno e externo do empreendimento. Para seguir essa carreira, é necessário conhecer diferentes meios de comunicação e, também, entender bem sobre o funcionamento da organização e seus valores.

Jornalismo

Uma das mais tradicionais funções para quem deseja seguir no ramo de comunicação social, o jornalista é um investigador de fatos e atua na divulgação de informações relevantes por meio de diferentes veículos, como televisão, jornais, revistas e internet. Trata-se de uma área em que a capacidade comunicativa por meio da escrita é fundamental.

Publicidade e Propaganda

Outra área de grande destaque no ramo é a de Publicidade e Propaganda. O publicitário atua na elaboração de estratégias inovadoras para atrair o público e visa garantir uma relação entre marca e consumidor. Para isso, é necessário fazer pesquisas de mercado e conhecer o público-alvo, além de desenvolver conteúdos de diferentes formas, seja por meio de imagem, texto e outras possibilidades de comunicação.

Tradução e Interpretação

Uma carreira que tem ganhado cada vez mais destaque é a de Tradutor e Intérprete. Esse profissional é de grande importância em diferentes espaços, como palestras, reuniões e workshops para tradução simultânea, além de ser fundamental para a tradução de textos de diferentes áreas em editoras e agências. Para seguir no ramo, é necessário conhecimento avançado em Língua Portuguesa e, também, no segundo idioma que o profissional pretende traduzir, bem como na cultura estrangeira e nas suas expressões idiomáticas.