Cardiologista ensina como prevenir doenças do coração em palestra gratuita

Pequenos exercícios feitos em frente ao computador ou investir na velha e boa “comida de verdade” são dicas preciosas para quem deseja proteger o coração. Apesar de algumas pessoas acreditarem que prevenção pode estar relacionada a uma vida regrada, a verdade é que com pouco é possível reverter os fatores de risco.

Com base nessas informações, a cardiologista Angela Herminia Sichinel realiza no dia 21 de fevereiro, às 19 horas, no auditório da Unimed Campo Grande, a palestra “Prevenção de Doenças Cardiovasculares”. “As doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no Brasil e no mundo. A gente pode evitar essas doenças através do controle dos fatores de risco”, ressalta.

Cardiologista que atua no programa Viver Bem da Unimed Campo Grande, Dra Angela afirma que atualmente nem sempre viver mais significa qualidade de vida. “O melhor é começar a prevenção cedo, mas ainda dá tempo no envelhecimento. O que acontece nesse período da vida é um declínio das funções do corpo. Costumo explicar que a prevenção é como uma aposentadoria, quanto mais cedo você começa, melhor é o retorno”, acredita.

O curso é aberto para todas as faixas etárias e tem entrada gratuita. “No mundo moderno as pessoas vão ao médico apenas em casos de urgência. A gente não tem o costume da prevenção, de evitar as doenças, sendo que este ainda é o melhor remédio”, explica.

Estima-se que de 2004 a 2013 mais de 3 milhões de pessoas morreram em decorrência de doenças cardiovasculares no Brasil. Só neste ano, o número de mortes chegou a 47 mil. Durante a palestra, Dra Ângela mostrará esses dados de forma mais completa e como evitar os fatores de risco, entre eles, a obesidade, tabagismo, uso de álcool e hipertensão.

“Não fazemos a prevenção, não investimos em mudança de hábitos de vida, as taxas de obesidade e sedentarismo, além da hipertensão, diabetes e alterações emocionais são extremamente altas. Não existe a cultura da prevenção. É preciso mudar este paradigma. Focar na Saúde e não na doença”, reforça a cardiologista.

A palestra acontece na quarta-feira (21), às 19h, na seda da Unimed Campo Grande, localizada narua Goiás, 695, Jardim dos Estados. Informações pelo telefone (67) 3389-2500.