Caarapó realiza ‘Dia D’ de vacinação contra gripe no próximo sábado

Campanha prevê a imunização de integrantes dos chamados grupos prioritários – Divulgação

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó estabeleceu para o próximo sábado (20) o ‘Dia D’ de vacinação contra influenza. O órgão vai disponibilizar o imunizante em todas as unidades de saúde, incluindo o PAM e os postos dos distritos no horário entre 8h e 16h.

O Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Imunização informou que a vacinação é direcionada aos grupos prioritários, assim entendidos: idosos com 60 anos e mais; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros;  trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo do ano, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas. As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas para um efeito satisfatório contra o vírus. Assim, a imunização faz a prevenção da influenza, seus casos graves e de suas complicações, contribuindo na diminuição da mortalidade em indivíduos com maior risco de hospitalização e morte pela doença.

A influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. É frequentemente caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Francisco Junior de Oliveira Santos, chefe do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Imunização, reforça a importância da vacinação. “Pessoas que integram os grupos prioritários precisam tomar a vacina para se resguardarem de futuras complicações que a gripe pode causar, levando até à morte, pois são pessoas susceptíveis de contrair o vírus por causa do baixo grau do seu sistema imunológico”, afirma o coordenador da campanha de vacinação, acrescentando que a imunização não só beneficia quem foi vacinado, mas também toda a população, oferecendo menos chances de contrair qualquer tipo de infecção causada por vírus e bactérias. “A vacina é uma das medidas mais eficazes no combate das doenças”, conclui o coordenador.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.