Caarapó é representado no 9° Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação em Brasília

Mato Grosso do Sul é representado no fórum com uma delegação composta por 40 representantes – Divulgação

A Secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó, Ieda Maria Marran, representa o município no Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, que está sendo realizado em Brasília. O evento teve início no último dia 16 e termina nesta sexta-feira (19).

De acordo com a secretária caarapoense, o Estado de Mato Grosso do Sul está presente com uma delegação composta por de 40 representantes dos diversos municípios do estado. “O fórum tem uma pauta bastante diversificada sobre os assuntos mais relevantes para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos os municípios brasileiros, além de discussões sobre a implementação de programas, projetos e legislações, como parcerias com as fundações e terceiro setor, entre outros”, explica a dirigente, que também é membro do Conselho Nacional de Representantes (CNR) da Undime.

Ieda Marran informa ainda que o evento conta a participação de diversas empresas que apresentaram em seus stands tudo o que há de mais moderno para a educação – mesas digitais, materiais didáticos, equipamentos, entre tantas outras novidades.

“Para os municípios, é de suma importância que os secretários de Educação estejam inteirados das políticas públicas para o avanço da educação no município. Agradeço ao prefeito André pela visão futurista que tem, em dar a oportunidade de participar deste evento tão importante para nós, secretários. A formação faz parte do dia a dia da educação. Queremos fazer melhor por Caarapó”, sublinha.

Undime

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1986 e com sede em Brasília-DF.

Quando o tema é educação pública, a Undime está sempre presente. Seja na educação infantil, de jovens e adultos, campo, indígena, quilombola, ensino fundamental, alfabetização, educação inclusiva ou na educação para a paz. Temas como carreira e formação dos trabalhadores em educação, gestão democrática, políticas públicas sociais, articulação com os governos, a sociedade, a família, a criança e o jovem estão constantemente em pauta.

A Undime é constituída por Dirigentes Municipais de Educação (DME) em exercício, isto é, aqueles que exercem a função de secretário municipal de Educação. Esses são os membros natos. Os membros efetivos são aqueles inscritos na seccional da Undime em seu Estado. Há, também, os membros solidários (ex-dirigentes municipais de Educação); e os membros honorários (pessoas que tenham, reconhecidamente, colaborado para o aprimoramento da educação pública municipal).

Suas deliberações são tomadas por meio das seguintes instâncias: Fórum Nacional; Conselho Nacional de Representantes; diretoria executiva e Conselho Fiscal.

Em cada Estado, os DME se organizam em seccionais da Undime, as quais podem se subdividir em microrregionais, para intensificar a comunicação e acelerar processos de mobilização. Além de promover as ações da Undime, as seccionais devem trabalhar de forma articulada com os princípios e as diretrizes da nacional.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.