Caarapó contra a Covid-19: Saúde divulga calendário de vacinação desta semana

Serão vacinadas pessoas entre 40 e 45 anos; moradores da zona rural (40 anos acima); trabalhadores da área de educação (35 anos acima), caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo (35 anos acima)

Novas doses chegarão e vacinação será ampliada para novos grupos e outras faixas etárias – Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó divulgou na segunda-feira (21) o calendário de vacinação contra a Covid-19 desta semana. A imunização convencional e para grupos prioritários está assegurada, segundo informou o Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica.

De acordo com o calendário, a primeira dose da vacina continua a ser aplicada diariamente nas unidades de saúde do município e se destinam a pessoas com idade entre 40 e 45 anos. Parte do público imunizado com a primeira dose também já está recebendo a dose nº 2 (D2).

Na quarta-feira (23), haverá vacinação para pessoas de 40 anos acima residentes na zona rural. O atendimento exclusivo para essa faixa da população ocorrerá das 7h às 17h, no contêiner instalado ao lado do CRAS, antiga Vaca Mecânica.

Na quinta-feira (24), serão vacinados os grupos prioritários: trabalhadores da Educação, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo. Nesse caso, a imunização é destinada aos profissionais de 35 anos acima. O polo de vacinação continua sendo o contêiner instalado ao lado da antiga Vaca Mecânica. Para esse público, será necessário a apresentar documentação comprobatória do exercício da profissão.

O prefeito André Nezzi, por meio de suas redes sociais, informou que o município aguarda ainda para essa semana a chegada de novas doses de vacinas para que ampliar a vacinação para novos grupos e outras faixas etárias.

É possível escolher qual vacina tomar?

O Comitê de Prevenção e Combate à Covid-19 de Caarapó divulgou no último fim de semana que os profissionais de saúde responsáveis pela aplicação da vacina no município têm-se deparado com uma situação atípica na hora da imunização: pessoas estão querendo escolher qual vacina tomar, seja por desconfiança da eficácia ou eficiência do imunizante, seja por desconhecimento ou falta de informações.

Em comunicado, o Comitê alerta esclarece: “Não temos como dar essa opção, pois o quantitativo de doses de cada laboratório, como todos estão acompanhando nas mídias, é muito variado e, infelizmente, não temos a quantidade suficiente para permitir essa possibilidade”, sublinha o médico Silvio Ueda, que preside o Comitê.

Ueda acrescenta que aquelas pessoas que se recusarem a ser imunizadas com a dose de vacina disponível na unidade para aquele momento irão para o final da fila de convocação e após essa recusa não terão mais a opção de receber o imunizante naquele momento, tendo que esperar que todos os outros grupos sejam imunizados para serem convocados novamente.

O prefeito André Nezzi destaca que as equipes de saúde estão trabalhando com muito empenho para que as vacinas sejam aplicadas assim que cheguem ao município. “Por isso, pedimos a compreensão de toda a população para que continuemos engajados nessa luta contra a Covid-19. “Se você for chamado para ser vacinado, sinta-se privilegiado, pois milhares de pessoas estão aguardando ansiosamente por esse momento. Todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Anvisa e possuem eficácia comprovada. Não importa a marca, o importante é vacinar!”, conclui o dirigente.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.