Evento de abertura do Ano Escolar de 2019 em Caarapó foi na manhã desta terça-feira no Simted – Foto: Dilermano Alves

Centenas de pessoas, entre servidores da Educação municipal e autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, prestigiaram a abertura do Ano Escolar de 2019, em ato oficial realizado na manhã desta terça-feira (12) na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Caarapó (Simted). 

O prefeito André Nezzi (PDT) e a presidente da Câmara de Vereadores, Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), ao lado da secretária municipal de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, da coordenadora da Educação Básica e presidente do Conselho Municipal de Educação, Iracilda Moreira Lomba, da coordenadora geral da Educação Infantil, professora Elaine Cristina Pacheco da Cruz, e da palestrante Maria Cristina de Paula, compuseram a mesa de honra, tendo ainda na plateia os vereadores Manoelito Bagaceira (PDT), Alessandro Paulino (PSDB), Professor Pontinha (PT), Clenilson Francisco da Silva (PTC), Gilberto Segóvia (PSDB) e Gilson José da Silva (PSDB) e os secretários municipais Carolina Silva Carvalho (Assistência Social), José Roberto Cardoso (chefe de Gabinete), Roberto Sanches Nakayama (Obras, com funções de secretário de Planejamento, Habitação e Projetos), Enio Gonçalves Vasconcelos (Administração e Finanças), Douglas Batista de Sousa (Suprimento e Logística), Márcio Barbosa Rodrigues (Desenvolvimento Econômico) e Aparecido dos Santos (Serviços Urbanos, com função de Governo e Infraestrutura). 

Em seu discurso, a secretária Ieda Marran discorreu sobre a estrutura da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, reforçando a necessidade do comprometimento da equipe da Educação municipal com a qualidade do ensino. “Certamente teremos um ano de muito trabalho, mas todos devem estar com o pensamento voltado à aprendizagem dos nossos alunos, não só garantindo o acesso, mas o sucesso deles na escola”, discursou. 

A vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa disse que o Poder Legislativo municipal quer contribuir, em forma de parcerias. “Vamos visitar as escolas, juntamente com os demais vereadores, para estabelecer um diálogo em busca de uma educação cada vez melhor”, discorreu. 

Já o prefeito André Nezzi anunciou melhorias na estrutura física das escolas da rede municipal e o emprenho da administração municipal em valorizar os profissionais da educação. “Queremos melhorar as condições de trabalho dos nossos profissionais, melhorando também os ganhos salariais, de acordo com a capacidade financeira do município”, destacou. O dirigente disse ainda que vai cobrar contrapartida dos profissionais do setor. “O nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, está baixo, caiu nos últimos anos. A gente vai proporcionar melhorias para os servidores da educação, mas também vamos cobrar reflexos positivos nos números do IDEB”, disse o dirigente. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Caarapó, ofertar uma educação pública e de qualidade continua sendo um dos maiores desafios da gestão municipal. Conforme o texto introdutório do evento desta terça-feira, “proporcionar o acesso, a permanência e o sucesso das crianças, adolescentes, jovens e adultos é um tralhado diário das equipes gestoras das instituições educacionais, como também da própria Secretaria, pois o que se quer é formar cidadãos protagonistas da sua própria história, capazes de exercer a sua cidadania.”

Em outro trecho, o órgão gestor da Educação municipal pondera que “é com esse objetivo que o novo gestor municipal, o prefeito André Nezzi, vem realizando, em parceria com Secretaria de Educação e demais órgãos municipais, um planejamento de ações imediatas, de médio e longo prazo, que atendam às necessidades de melhorias prediais e funcionais das onze instituições educacionais e quatro extensões pertencentes à rede municipal de ensino, como também a capacitação e formação dos profissionais da educação.” 

“Tais investimentos visam, melhorar o atendimento de aproximadamente 4.400 alunos da rede e, também, melhorar as condições de trabalho dos funcionários, fortalecer as práticas pedagógicas dos educadores e aperfeiçoar a gestão educacional, desenvolvendo ações que reflitam diretamente no processo de ensino e aprendizagem.” 

O evento foi encerrado com a palestra Autoestima, Motivação e Protagonismo, proferida pela psicóloga Maria Cristina de Paula, da consultoria PARH Desenvolvimento Humano. 

As aulas vão começar, efetivamente, na próxima segunda-feira (18) na rede municipal de ensino.