Bebeto cobra da Funai solução para conflito indígena em Dourados 

Vereador Bebeto demonstrou preocupação com invasões de propriedades particulares – Foto: Filipe Prado

O vereador Bebeto (PL) cobrou providências da Funai (Fundação Nacional do Índio), com relação aos conflitos envolvendo indígenas e produtores rurais em Dourados. No final de semana passado, foi necessária a intervenção da Polícia Militar para conter um grupo de índios que tentou entrar em uma fazenda próximo à Avenida Guaicurus, causando preocupação aos demais proprietários de terras, na região.

Na tribuna da Câmara, durante sessão ordinária realizada ontem (14), apresentou requerimento endereçado ao coordenador regional da Funai, Silvio Raimundo da Silva, com cópia ao secretário de Estado e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, solicitando informações sobre o impasse envolvendo indígenas proprietários de terras às margens da Perimetral Norte e proximidades da Avenida Guaicurus.

O vereador afirmou que alguns produtores rurais estão apreensivos e cobram soluções das autoridades no caso. “Se o Governo Federal, por meio dos órgãos responsáveis, como a Funai, não agir rápido eu não sei o que pode acontecer nos próximos dias. Em alguns locais a situação se encontra um verdadeiro barril de pólvora”, alertou.

Bebeto ponderou ainda a realidade dos indígenas em Dourados, considerando o crescimento populacional. “Hoje a reserva indígena somando todas as etnias temos aproximadamente 18 mil índios, que vivem confinados em um espaço que já não suporta a convivência. O Governo Federal precisa resolver isto, com novas demarcações de terras ou outras medidas que resolvam esta situação”, considerou.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.