Audiência pública debate o PMSB de Dourados nesta terça

Secretário Tahan Mustafa e técnicos da Semop trataram recentemente o Plano de Saneamento com a prefeita Délia – Foto: A. Frota

A partir das 8 horas desta terça-feira (29), acontece no auditório principal da prefeitura de Dourados, audiência pública para debater o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). A Prefeitura, por meio dos setores competentes, tem trabalhado para estruturação do Plano, com base técnica e participação social no direcionamento do projeto que atenderá às demandas dos serviços para os próximos 20 anos.

A Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas), por meio do Núcleo de Gestão Ambiental, e a Secretaria de Planejamento destacam a importância da ação, que envolverá também as instituições parceiras do projeto (órgãos ligados ao meio ambiente e universidades) e apresentará os eixos finais. A apresentação da versão preliminar do Plano será feita pela empresa contratada (Groen Engenharia e Meio Ambiente).

Recentemente, técnicos da administração apresentaram à prefeita Délia Razuk as etapas do projeto traçadas com prioridade na preocupação da gestão em um atendimento eficaz no que diz respeito aos serviços de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

A Administração tem constituído o plano com encaminhamentos sobre a sustentabilidade e economia no município. O mesmo contemplará um diagnóstico da situação atual, seus impactos na qualidade de vida da população e prognostica as demandas dos serviços para as próximas duas décadas, conforme destacado.

Dentre os objetivos estão obedecer à exigência legal aos titulares de serviço público de saneamento básico, de acordo com Lei Federal 11.445/200; auxiliar o município a identificar problemas atuais dos quatro eixos do saneamento; determinar ações e alternativas para atendimento da demanda atual e de expansão; estabelecer objetivos, metas e investimentos, a fim de alcançar a melhoria dos serviços; contribuir para o desenvolvimento sustentável do município.

O andamento do PMSB, bem como plano de trabalho, equipe responsável, diagnóstico e órgãos parceiros podem ser acompanhados no site da prefeiturawww.dourados.ms.gov.brno link informações e serviços/ plano de saneamento.