O aplicativo Pasto Certo chegou, recentemente, a um novo patamar com os recentes upgrades na ferramenta. As atualizações são demandas do setor produtivo e as equipes da Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) buscaram atendê-las nos últimos meses. O app permite o acesso rápido e integrado às características das principais cultivares de forrageiras tropicais lançadas pela Embrapa e parceiros para pecuária de corte.

A primeira delas foi a incorporação de cultivares forrageiras leguminosas. A Embrapa e Unipasto lançaram em fevereiro o Estilosantes Bela, o terceiro estilosantes desenvolvido pela Empresa, antes dele vieram o (Stylosanthes guianensis) cv. Mineirão e (Stylosanthes macrocephala + Stylosanthes capitata) cv. Campo Grande. O uso de leguminosas forrageiras tem pequena tradição no País, assim como limitada adoção, a equipe de pesquisadores pretende com a nova incorporação levar ao produtor mais informações sobre as leguminosas.

A funcionalidade “escolha de cultivares para a implantação de pastagens” também veio para somar. “A função fornece para o usuário uma sugestão de cultivares adequadas ao uso, tendo como critério a resposta de um questionário, formado por oito perguntas técnicas. A funcionalidade é extremamente interessante, pois umas das perguntas mais recorrentes que o produtor nos faz é “qual capim eu planto na minha propriedade?”, destaca o melhorista da Embrapa Sanzio Barrios. Inicialmente o item é para as cultivares de braquiária e panicum.

Pelo lado tecnológico, o aplicativo Pasto Certo ganhou, finalmente, sua versão  iOS (sistema operacional da Apples), uma das primeiras solicitações dos usuários, no ano do lançamento do app, 2017. Marcio Fanti é técnico e há tempos esperava pela versão. Assim que soube da possibilidade ele já testou a versão e a usa nos atendimentos. No sistema Android, o número de downloads ultrapassou 20 mil. Outro acréscimo é a versão trilíngue – português, inglês e espanhol.

Por fim, a ferramenta passou a adotar a tecnologia Progressive Web App (PWA), criada pelo Google LLC, que roda no dispositivo móvel em tela cheia e sem ocupar espaço no smartphone ou desktop, com armazenamento e sincronismo de informações. Assim, o Pasto Certo ganhou seu www.pastocerto.com. “Também foi uma resposta aos pedidos. A tela maior do computador facilita a visualização, incluindo os detalhes de fotos”, comenta Barrios.

As demandas não param de chegar e há ajustes, em desenvolvimento, nas funcionalidades “comparativo de cultivares”, “onde comprar sementes” e “escolha de cultivares para a implantação de pastagens”.