Assovis conta hoje com 39 empresas de vistoria veicular filiadas em MS – Assessoria

A Assovis (Associação das Empresas de Vistoria Veicular de Mato Grosso do Sul) reitera sua posição em defesa dos esclarecimentos dos fatos que vêm sendo apurados pelo Ministério Público Estadual, para combater possíveis irregularidades em duas empresas de vistoria, na Capital. O presidente da entidade, José Renato Cantadori, afirma que a instituição acompanha atentamente o trabalho do MPE.

“Entendemos que a elucidação dos fatos seja fundamental para o mercado e também para preservar o cidadão. As empresas de vistoria atuam obedecendo critérios rigorosos, em processo totalmente digitalizado, somos modelo para outros Estados. Se existem situações pontuais, é preciso que sejam apuradas e tomadas as devidas providências”, diz Cantadori.

O MPE pediu a suspensão, por 90 dias, de contratos de duas empresas que prestam serviço de vistoria veicular ao Detran-MS, na Capital, após investigação apontar supostas irregularidades em vistorias realizadas por essas empresas. “Reforçamos que se trata de uma investigação pontual. A Assovis conta hoje com 39 empresas de vistoria veicular filiadas, em todo o Estado, prestando um serviço de qualidade ao cidadão, em conformidade com a lei”, afirma o presidente da entidade.

Referência – Atualmente, os usuários de carros em MS que fazem vistoria veicular contam com tecnologia de ponta, onde todo o processo pode ser filmado por uma câmera instalada no pátio da empresa que dá acesso ao Detran MS em tempo real para fiscalização.

São filmados os itens obrigatórios e de segurança e as imagens são armazenadas por cinco anos e acessíveis em casos de irregularidades. Em uma melhoria contínua, as imagens também são analisadas e posteriormente gerados laudos de vistorias, garantido veracidade, rastreabilidade e transparência ao processo de transferência de veículos, além de fornecer módulos de gestão da empresa de vistoria.

As empresas de vistoria atuam por força de resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), órgão máximo de trânsito, e regulamentada pelo Detran MS, por meio da portaria de nº 013, de 27 de junho de 2014. Somente no ano passado, cerca de 150 mil vistorias foram realizadas em Mato Grosso do Sul.

No site www.assovisms.org.br é possível encontrar a relação das empresas que atuam no Estado, com endereços e contatos.