Prefeitura de Dourados desenvolve a campanha “Dourados contra o Trabalho Infantil”

Por meio da Semas (Secretaria de Assistência Social), a Prefeitura de Dourados desenvolve ação junto a comunidade em vários bairros desde o início do mês. Trata-se da Campanha 2018: Dourados Contra o Trabalho Infantil.

A data marca o movimento apontado como o dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Durante todo o dia, as ações ocorrem nos Cras do Parque do Lago, Jóquei Clube, Vila Vargas, Itahum, Canaã I, Cachoeirinha e Guaicurus.

A proteção dos direitos das crianças e adolescentes é uma das diretrizes de trabalho da gestão Délia Razuk, que tem estruturado centros de atendimento, como o Conselho Tutelar Leste, inaugurado em 2017, e investido em equipe qualificada de atendimento.

As atividades voltadas à conscientização são desenvolvidas sob direcionamento do secretário de Assistência Social, Landmark Ferreira Rios, e tratarão do assunto com a comunidade na sede do município e nos distritos.

“Vamos trabalhar a desmistificação do tema. A prefeita Délia Razuk sempre orientou que atuássemos na proteção nos menores e assim temos encaminhado. As ações de junho têm a participação de membros da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e vamos usar de várias ferramentas como palestras, material gráfico para ser trabalhado com as crianças e adolescentes e também em várias entidades. Vamos adesivar carros, distribuir bottons adesivos, enfim, envolver a comunidade no tema”, destacou.

Nesta quarta-feira (13), as ações continuam. No Cras da aldeia Bororó, a atividade tem início às 8h30. Na quinta-feira (14), o evento sobre o tema será às 8h, no Cras do Guaicurus. As ações com este foco ocorrem durante todo o ano, no entanto, no mês que marca a conscientização da pauta são intensificadas pela gestão.

Todo o mês de junho contará com programação neste sentido. 

12 de junho

O dia foi instituído pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em 2002 e foi a data da apresentação do primeiro relatório global sobre trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei 11.542/2007. As mobilizações anuais são coordenadas pelo FNPETI em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e suas entidades membros.

Para denunciar o trabalho infantil basta ligar para o número 100 ou procurar os conselhos tutelares, Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho (www.mpt.gov.br), Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.