Celso de Mello decide antecipar aposentadoria para outubro

O ministro do STF, Celso de Mello – Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, comunicou à presidência da Corte que vai se aposentar no dia 13 de outubro. A comunicação foi confirmada pela CNN.

Celso se aposentaria compulsoriamente no dia 1 de novembro, quando completa 75 anos. O decano completou 31 anos na corte no mês de agosto.

Celso ainda deve participar do julgamento que vai definir se o presidente Jair Bolsonaro vai prestar depoimento no inquérito que apura se houve tentativa de interferir na autonomia da Polícia Federal.

Durante a ausência de Celso de Mello por razões médicas, a relatoria do caso foi para ministro Marco Aurélio. Durante sua interinidade, ele decidiu que o recurso de Bolsonaro contra a obrigatoriedade de depoimento presencial à PF deveria ser julgado pelo plenário da corte. Mello havia determinado que o interrogatório deveria ser presencial.

Iniciada no dia 19 de agosto, a licença de Mello iria até sábado (26), mas foi encerrada na quinta (24). Pela previsão original, ele deveria voltar aos trabalhos do STF na próxima segunda-feira.

O encerramento da licença se deu no mesmo dia em que Marco Aurélio divulgou seu voto no caso Bolsonaro defendendo que o presidente tinha o direito de prestar depoimento por escrito.

Da CNN Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.