1º Simpósio de Capelania da Grande Dourados acontece hoje, 06, na Câmara Municipal

O evento é uma proposição do vereador Sergio Nogueira

Vereador Sergio Nogueira propõe 1º Simpósio de Capelania da Grande Dourados – Divulgação

Nesta sexta-feira (06), às 19h, a Câmara Municipal de Dourados, sob a proposição do vereador Sergio Nogueira (PSDB), realiza o 1º Simpósio de Capelania da Grande Dourados. Regulamentada e assegurada pela Constituição Federal, como Direito Fundamental, a capelania é a prestação de assistência religiosa em entidades civis e militares de internação coletiva.

Em Dourados, como forma de enaltecer este trabalho, Sergio Nogueira criou a Lei que comemora o Dia Municipal do Capelão em todo 21 de junho. A proposta do evento é celebrar a data e ainda, apresentar a capelania com aspectos da legislação federal, estadual e municipal, que amparam este serviço em sua modalidade especifica.

“O trabalho realizado por cada capelania coopera com as políticas públicas de melhoria da qualidade de vida, produtividade, relacionamentos, humanização e valores ou princípios como empatia, respeito, disciplina, perdão, entre outros”, afirma o parlamentar.

Durante o I Simpósio serão abordadas as Capelanias Escolar, Hospitalar, Empresarial, Prisional e Militar, e a relação com as políticas públicas na promoção da qualidade de vida da sociedade.

Os convidados para ministrarem as palestras são: a pedagoga Márcia Alves Doneda Fagundes – psicopedagoga e capelã escolar; o teólogo Adão José Pereira – professor e capelão hospitalar da Santa Casa de Campo Grande; o teólogo Flávio Garcia Azambuja – capelão empresarial Msc. em Teologia e Filosofia pela Universidade do País de Gales; o teólogo e assistente social Marcos Ricci, capelão prisional – presidente da Associação Nova Criatura – Casa de Apoio para Egressos e o Teólogo Padre Fábio Ferreira da Silva – 1º Ten. da 4ª Bda. C. Mec., capelão militar católico.

“O evento é aberto a toda comunidade. Vale lembrar que não há nenhum custo para a participação e, ao final do 1º Simpósio de Capelania da Grande Dourados, haverá a entrega de certificado de 4h”, enfatiza Sergio Nogueira.