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Way-306 implanta sinalização de redução de velocidade em trecho perigoso

Objetivo é conscientizar motoristas em local com risco de acidentes na MS-306, em serra de Costa Rica

Sinalização estimula redução de velocidade em curva crítica na MS-306 – Foto: Way-306

Para melhorar a segurança dos motoristas que trafegam pela MS-306, a Concessionária Way-306 está implantando no trecho de serra entre os kms 34 e 36, em Costa Rica, as chamadas LERV (Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade). São linhas brancas paralelas na horizontal que, pelo efeito visual, induz o condutor a reduzir a velocidade do veículo, de maneira que esta seja ajustada ao limite determinado, que neste local é de 60 km/hora.

Reivindicada por usuários, a sinalização no local ainda será reforçada com placas de sinalização vertical de advertência, que proporcionarão as condições de tráfego adequadas para segurança dos usuários da MS-306.

O objetivo da sinalização é conscientizar os motoristas a usar as faixas de estímulo como sinais de alerta para perceber que, conforme o trecho percorrido, as linhas vão se aproximando e diminuindo o espaço entre elas, indicando que à sua frente haverá um trecho perigoso, com curvas fechadas.

“Os acidentes nesse local, quase sempre se deve ao excesso de velocidade dos veículos de passeio e de caminhões. Usuários, inclusive, nos pediram essa sinalização para redução de velocidade em virtude do risco de acidentes. A solução mais adequada foi essa sinalização para induzir o motorista a reduzir a velocidade ao passar pelo local”, informa o gerente de operações da Way-306, Marcelo Ceccarelli.

Para promover mais segurança, até o final do 4° ano de concessão, em 2023, a Way-306 deverá ter concluído a execução de obras para correção do traçado nessa curva crítica, entre os kms 34,4 e 36,6. Essa obra está prevista no PER (Programa de Exploração de Rodovia), que define o projeto de investimentos e atividades previstas no contrato de concessão da rodovia.

As Linhas de Estímulo à Redução de Velocidade serão aplicadas em outros trechos da MS-306 de maior periculosidade e também nas rotatórias, para desaceleração dos veículos.

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